Cibelly Favero
templates/template-single-article-texto
block/single-columnist/block-header

Cibelly Favero

Jornalista, apresentadora e editora-chefe do SCC News. Desde 2011 está à frente dos principais jornais do estado na TV.

[email protected]
block/article/header
Cibelly Favero Compartilhar
Cibelly Favero

Taxa de juros deve chegar a 13% em junho

Inflação persistente deve elevar Selic e manter ciclo de alta dos juros.

block/article/social-network
block/article/content__sidebar
Taxa de juros deve chegar a 13% em junho
Foto: Freepik

É, o freio ainda não funcionou! Agora o Banco Central fala em longo prazo. Saiu nesta terça(10) a Ata do Copom, documento divulgado sempre alguns dias depois da reunião que define a meta da Selic – que já atinge 12,75%.

Muito diferente do que o BC previa no início do ano, a inflação não demonstra tendência de freio, muito menos de queda. E esse diagnóstico que nós já sentimos no bolso há tempos, aparece no documento assim: ” a inflação ao consumidor segue elevada e disseminada, se mostrando mais persistente que o antecipado”, e os últimos dados “vieram acima do esperado”.

E é com esse diagnóstico nada surpreendente para o mercado que o BC indica que em junho a Selic sobe de novo, em ritmo menor, mas sem previsão para o fim do ciclo de alta.

Por que a Selic não para de subir?

O Conselho de Política Monetária (Copom) sobe a Selic sempre que a inflação precisa ser puxada para baixo. É o que tem se repetido nos últimos meses, mas sem muito resultado por enquanto. Então, o Copom insiste em manter a alta até que ela cumpra o seu principal papel que é de controle da inflação. Só que a inflação também é pressionada por fatores externos. E é aí que complica.

Por que essa alta é tão ruim?

Com uma taxa de juros tão alta, o cenário no geral não é nada bom para a economia como um todo – já que provoca a desaceleração do mercado. E expõe a insegurança na economia do Brasil. Mas o pior de tudo é que afeta sempre e drasticamente quem tem menos renda.

Tem algum lado bom?

É positivo para quem investe. A renda fixa tem atraído como nunca investidores, inclusive os gringos (confere nos textos anteriores), já que os títulos públicos sāo atrelados à Selic. Essa alta também é uma excelente oportunidade de impulsionar a reserva de emergência, porque até as contas digitais estão entregando boa rentabilidade para este primeiro passo.

Podemos falar mais sobre isso.. o que você acha? Me chama lá no Instagram @CibellyFavero ! E eu te espero de segunda a sexta na TV, ok? O SCC News é ao vivo, depois das novelas da tarde.

Até mais!

>>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK

Entre no grupo do SCC10 e receba as principais notícias da sua região pelo WhatsApp

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp

block/article/tags
block/article/query-columnist
publicidade
publicidade
block/article/social-network
block/general/block-plus-news

Veja mais