Sem papel e sem internet: veja como vai funcionar a Nota Fiscal Fácil em SC
A novidade já está sendo testada e beneficia transportadores autônomos, produtores primários e MEIs
• Atualizado
Sem impressora, sem internet e com menos burocracia. A promessa do aplicativo da Nota Fiscal Fácil, que está em fase de testes, é facilitar a emissão de documentos fiscais por transportadores autônomos, produtores primários e MEIs.
A novidade faz parte das estratégias de desburocratização previstas no PAFISC – o Plano de Ajuste Fiscal de SC. Na prática, a nota fica disponível no aplicativo do celular (ou em qualquer computador) e pode ser feita mesmo sem internet. O número de itens a serem preenchidos também deve ser reduzido, já que as principais informações já vão constar automaticamente na nota.
Leia Mais
O documento fica salvo off-line e a emissão pode ser feita depois – quando o aparelho for conectado à internet. Também não será mais necessária a impressão. “Se o agricultor estiver no meio do campo, sem internet, vai poder preencher ali mesmo no celular a venda dele. E depois, ao conectar ao WIFI, a nota é transmitida”, explicou o Secretário da Fazenda do Estado, Cleverson Siewert. Que acredita que os testes para o uso das notas fiscais pelos produtores primários já deve começar em abril.
No segundo semestre, a Nota Fiscal Fácil deve ser testada também com MEIs – os microempreendedores individuais. Comparado a 2022, a estimativa é que a ação alcance 3 milhões de notas fiscais emitidas.
Leia mais:
- Como comunicar aumento de preço? Veja 3 boas práticas para não errar
- Confira 5 dicas para fazer um bom uso do 13º salário
- 13º salário: Saiba agora quanto você vai receber em novembro
- R$130,00 para abrir um negócio? É a proposta de uma loja colaborativa na Capital
- Décimo terceiro: confira cinco dicas para quitação de dívidas
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO