Confira sete passos para ter mais dinheiro em 2023
Veja como incluir as finanças na sua lista de metas para o novo ano
• Atualizado
Sabe aquela lista de metas que muita gente faz nesse mês para cumprir no ano que está chegando? Pois é. Ali tem de tudo! Desejos e sonhos, de várias áreas da vida, se misturam no papel – em uma longa lista. Passa o ano… e a maioria dos objetivos não é alcançada.
Então, que tal se organizarmos uma lista enxuta focada em uma só área, organizada em passos, para conquistar as metas?
Minhas finanças em 2023
Abaixo vou colocar como sugestão a listinha das finanças de 2023. Para que você consiga melhorar essa área da sua vida, sem desculpas! A mesma lógica você pode aplicar em outras áreas.
1) Choque de realidade
Em uma planilha ou em um caderno liste todos os seus gastos mensais, conta por conta, boleto por boleto. Comece por janeiro, mas replique para todos os meses do ano. Deixando os valores atualizados. Lembre de listar ao lado os seus recebimentos (salário, renda extra). Capricha! Lembrando que você vai precisar dela o ano inteiro.
2) Boletos previsíveis
Inclua aqueles gastos que você já sabe que vão chegar: IPTU, IPVA, matrícula dos filhos, gastos para Páscoa, gastos com presentes de aniversário e Natal… vale tudo. Cada um no seu mês correspondente. Não dá mais pra fingir que esses gastos chegam de surpresa, não é mesmo?
- Como comunicar aumento de preço? Veja 3 boas práticas para não errar
- Confira 5 dicas para fazer um bom uso do 13º salário
3) Hora da faxina
Verifique todos os gastos que podem ser cortados ou reduzidos. Dos maiores aos menores, tire tudo o que não é necessário da sua vida financeira. Não é hora de ter preguiça! Ligue e cancele serviços. Se tiver dívidas, além da faxina, negocie os débitos em parcelas possíveis de quitar e fique atento aos juros.
4) Mudando a rota
Nesta etapa você já está ciente da sua vida financeira. Sabe se ela “respira por aparelhos” ou se o dinheiro sorri pra você. Se o aperto continua, avalie que mudanças pode fazer para equilibrar. Pode ser renda extra, vender coisas que você não usa, pedir aquele aumento ou até mudar de emprego ou área de atuação. Não tem atalho!
5) Tratando bem o dinheiro
Lembre que você não ganha dinheiro, você recebe pelo seu trabalho. Por isso, não faz sentido gastar de qualquer jeito. Honre seu suor e os cabelos brancos que já devem estar por aí. Pague as contas em dia e nada de comprar por impulso. O foco agora é no “primeiro boleto”.
6) Primeiro boleto
O nome já diz! Esse boletinho lindo você vai pagar antes de qualquer outro – todos os meses. Nele deve estar o valor que você pode poupar por mês. Por isso, as etapas anteriores são tão essenciais. Você pode começar com 10% da sua renda. E com o tempo ir aumentando. A ideia é que seja permanente, então avalie bem o valor. Se você nunca conseguiu juntar dinheiro antes, comece reservando na poupança ou na sua conta digital.
7) O dinheiro que trabalhe
Se você cumpriu as etapas anteriores direitinho, parabéns!! A partir de agora nada de sufoco! Pesquise opções mais rentáveis, como tesouro direto, CDBs e Fundos. Conheça cada um! Entendendo as opções, você vai se sentir seguro para escolher por melhores rendimentos. Não tem pressa! O importante é avançar!
O ideal é começar construindo a sua reserva de emergência. Mas, ao mesmo tempo, você pode incluir outras metas e dividir o dinheiro nas aplicações. É assim que o dinheiro trabalha sozinho.
E você vai trabalhar mais tranquilo com as contas em dia, com uma reserva de emergência e com o dinheiro rendendo. Lembrando de adaptar prazos e etapas de acordo com a sua realidade. Afinal, o objetivo aqui é a sua estabilidade financeira e bem estar.
Gostou das dicas? Me conta lá no @cibellyfavero do Instagram. E a gente se encontra às 19h20 no SCC News!
Leia mais:
- Como comunicar aumento de preço? Veja 3 boas práticas para não errar
- Confira 5 dicas para fazer um bom uso do 13º salário
- 13º salário: Saiba agora quanto você vai receber em novembro
- R$130,00 para abrir um negócio? É a proposta de uma loja colaborativa na Capital
- Décimo terceiro: confira cinco dicas para quitação de dívidas
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO