Tempo Compartilhar
causou estragos

Chuva forte provoca queda de muro em escola de Chapecó

"O local foi isolado mas a passagem pela rua, que tem um ponto de ônibus, está livre", disse Luís Lara, coordenador da Defesa Civil

• Atualizado

Nycoli Ludwig

Por Nycoli Ludwig

Imagem: Prefeitura de Chapecó/Reprodução
Imagem: Prefeitura de Chapecó/Reprodução

A queda de um muro na Escola Básica Municipal Realeza, no bairro Seminário, Chapecó, foi registrada pela Defesa Civil na manhã desta sexta-feira (11). O incidente ocorreu devido ao grande volume de chuva acumulado desde quinta-feira, que somou 117mm.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Luís Lara, o muro entrou em colapso devido às fortes chuvas.

“A Defesa Civil, em conjunto com a Secretaria de Serviços Urbanos, esteve no local e auxiliou na remoção das pedras e também na contenção. O local foi isolado mas a passagem pela rua, que tem um ponto de ônibus, está livre”, disse Lara.

  • Chuva forte provoca queda de muro em escola de Chapecó
  • chuva forte
  • chuva forte
  • Chuva forte provoca queda de muro em escola de Chapecó
  • Chuva forte provoca queda de muro em escola de Chapecó

Defesa Civil de SC alerta para possíveis alagamentos e deslizamentos

Entre quarta (9) e quinta-feira (10), a quantidade de chuva em Santa Catarina foi menor do que o esperado, acumulando entre 50 e 80 mm, com alguns pontos recebendo mais de 100 mm, em vez dos 150 a 200 mm previstos, segundo a Defesa Civil.

As maiores quantidades de chuva ocorreram perto do Litoral, especialmente no Baixo Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Norte. No Alto Vale do Itajaí, a chuva foi menor, variando entre 30 e 60 mm.

Alguns municípios, como Barra Velha e Penha, já estão enfrentando alagamentos. A ponte na SC-290 sobre o Rio Canoas, entre São João do Sul e Praia Grande, foi interditada novamente devido ao aumento do nível do rio, que está afetando a segurança da estrutura.

Os meteorologistas da Defesa Civil preveem que as chuvas continuem na quinta-feira (10) e na sexta-feira (11), devido a uma circulação marítima e a uma área de baixa pressão. Nos próximos dois dias, são esperados entre 50 e 70 mm de chuva nas regiões da Grande Florianópolis, Baixo e Médio Vale do Itajaí e Litoral Norte. No Alto Vale, a previsão é de 30 a 50 mm, enquanto no Grande Oeste e Planaltos pode chegar a 70 mm.

O risco de alagamentos e enxurradas continua moderado nas regiões do Médio e Baixo Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Norte. Com a continuidade das chuvas, pode haver transbordamento em rios menores, como córregos e ribeirões. O solo encharcado em áreas inclinadas aumenta o risco de deslizamentos, principalmente em locais vulneráveis.

O secretário da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, Fabiano de Souza, destacou a importância da atenção da população: “Estamos em constante monitoramento para garantir a segurança dos catarinenses. É fundamental que as pessoas sigam as orientações da Defesa Civil, principalmente em áreas de risco de alagamentos e deslizamentos. Estamos preparados para responder a qualquer emergência, mas a colaboração da população é essencial para minimizar os impactos das chuvas”.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSkyInstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.