Direto Ao Voto Compartilhar
QUER TRABALHAR ATÉ MORRER!

Vereador há mais tempo no cargo no Brasil é de Santa Catarina; saiba quem

Das 12 eleições em que concorreu, em dez delas ele foi o mais votado

• Atualizado

Rubens Felipe

Por Rubens Felipe

Vereador a mais tempo no cargo no Brasil é de Santa Catarina; saiba quem | Foto: Reprodução / Câmara de Vereadores de Palhoça
Vereador a mais tempo no cargo no Brasil é de Santa Catarina; saiba quem | Foto: Reprodução / Câmara de Vereadores de Palhoça

As Eleições Municipais 2024 chegaram ao fim. Prefeitos, vice-prefeitos e vereadores disputaram o pleito. Santa Catarina elegeu 295 prefeitos e 2.655 vereadores, dentre eles, Nirdo Artur Luz, conhecido como Pitanta.

Pitanta é filiado ao Partido Liberal (PL), no município de Palhoça, na Grande Florianópolis. O vereador nunca exerceu atividade em outras horas. Ele afirma que não pretende parar.

Em sua carreira política é quase impossível não falar de sua mãe, Dona Natalina, pessoa muito querida da população palhocense. Além de ser a responsável direta por seu ingresso na vida política, foi também sua constante incentivadora.

“Minha mãe, Dona Natalina, sempre gostou muito de política. Foi amiga de deputados, governadores e me incentivou a entrar na política quando eu tinha 19 anos”, conta.

Questionado pelo Portal SCC10 sobre ser o mais longevo vereador em atividade do país, ele reforça que tudo isso é “fruto de muito trabalho e dedicação ao município”.

Os mandatos de Pitanta

A primeira vez que Pitanta se elegeu vereador, foi em 1976. Foi reeleito em 1980, 1984 e 1988, sendo sempre o mais votado. Em 1992 foi eleito como o segundo vereador mais votado e, em 1996, voltou a ter o maior numero de votos, sendo o único vereador a ser votado em 100% das urnas de Palhoça, recebendo a aprovação de eleitores em todos os bairros. Em 2000, foi eleito pelo Partido da Frente Liberal (PFL), fato que se repetiu em 2004.

Em 2008, se elegeu com mais de 2.800 votos. No início do mandato de 2013 foi aclamado por unanimidade como Presidente da Câmara e assumiu a Prefeitura do Município, em decorrência de decisão judicial. Em 2016, Pitanta se candidatou pelo Democratas e foi o segundo candidato mais votado, recebendo 2.317 votos. Em 2020 se elegeu com 2.222 votos.

Eleições em 2024

Aos 70 anos, Pitanta concorreu pela 12ª vez à vaga na Câmara de Vereadores de Palhoça. Na Eleição Municipal da cidade, o candidato foi o segundo mais votado, com exatos 2.252 votos. Mesmo sem ter familiares dentro da política, ele afirma que o maior incentivo que teve para entrar na vida pública veio de dentro de casa.

Das 12 eleições que concorreu no município de Palhoça, ele foi o mais votado em dez delas.

Contribuições do vereador para Palhoça

Dentre as maiores contribuições que aos cidadãos de Palhoça, nesses quase 50 anos de vida pública, o vereador orgulha-se de ter conseguido recursos para a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para o município e de ter trabalhado para retirada do posto de pedágio que passava pelo centro da cidade.

Durante sua vida política reivindicou junto às esferas federal, estadual e municipal, vários projetos relevantes, que proporcionaram qualidade de vida, desenvolvimento econômico e sustentabilidade ambiental, elevando a auto estima dos palhocenses.

Sobre o vereador Pitanta

Nirdo Artur Luz, o Pitanta, filho de Artur Joaquim da Luz e Natalina Martins da Luz nasceu em Palhoça, casado com Ana Rita Pagani Luz, com três filhos, Rafael Pagani Luz, Michelle Pagani Luz e Jacqueline Pagani Luz. Uma de suas características é a personalidade forte, determinado sempre defende seus ideais e trabalha firme em prol das necessidades da população, fazendo dessa bandeira sua melhor marca.

Pitanta iniciou sua vida política aos 20 anos. Atualmente é o único vereador brasileiro com a expressiva marca de 48 anos interruptos, o que reforça a carreira ilibada de homem público sem nenhuma mancha em sua trajetória. E completando este mandato, serão 52 anos de serviços como vereador.

Mesmo ocupando uma das 17 cadeiras da Câmara de Vereadores de Palhoça, Pitanta não tem nenhum plano de aposentadoria.

“Isso nem passa pela minha cabeça, vereador não recolhe INSS, nem tem como eu querer me aposentar. Fiz uma cirurgia no coração uns quatro anos atrás e o médico falou que vou viver mais uns 25 anos, então eu vou ser vereador até os meus 95 anos”, afirma.

“Continuarei fazendo o que sempre fiz, que é olhar pelas comunidades mais carentes, quero trabalhar até morrer.”, finaliza.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSkyInstagramThreads Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.