Sol Urrutia

Sócia diretora da Sensa Comunicação e colunista do Liderança Feminina, espaço jornalístico para o debate e divulgação de ações que estimulem a representação da mulher nos diversos espaços de poder.


Direto Ao Voto Compartilhar
Sol Urrutia

Otimista, Cobalchini diz que “MDB já tem a medalha de prata garantida e vai buscar o ouro”

Com roteiro previsto para cerca de 70 cidades nesta semana, o deputado intensifica o esforço partidário nos últimos dias

• Atualizado

Por

Valdir Cobalchini em agenda em Itá, nesta quarta-feira, 25, levou apoio ao candidato a prefeito do MDB, Romeu de Oliveira.
Valdir Cobalchini em agenda em Itá, nesta quarta-feira, 25, levou apoio ao candidato a prefeito do MDB, Romeu de Oliveira.

Detentor do maior número de prefeituras no estado, somando 95 prefeitos e 65 vices, o MDB trabalha e sabe da importância de manter a liderança política para projetar novos voos pós-eleição. Embora o presidente estadual do partido, deputado federal Valdir Cobalchini, saiba que a nova geografia política do estado, após 6 de outubro, terá influência direta nas composições futuras, ele prefere não adiantar a discussão. Com roteiro previsto para cerca de 70 cidades nesta semana, o deputado intensifica o esforço partidário nos últimos dias. “O MDB tem a medalha de prata garantida e vai buscamos o ouro”, afirma.

De acordo com o emedebista, a disputa pelo maior número de prefeituras é com o PL, do governador Jorginho Mello. Em número de votos, Cobalchini acredita que o PSD pode levar vantagem com a expectativa de vitória em grandes cidades, ao exemplo de Chapecó e Florianópolis.

Pela primeira vez, o MDB não tem o maior número de candidatos às prefeituras catarinenses. São 178 concorrentes. O PL disputa com 184 nomes. Os emedebistas sabem quem não será fácil manter a tradicional liderança política nas prefeituras catarinenses. Assim como já perdeu as maiores bancadas, hoje do PL, corre o risco de reduzir de tamanho nas cidades.

Ao falar de futuro, Cobalchini adianta que quanto melhor o desempenho do MDB, maiores as chances de mudanças no jogo político estadual. “É prematuro falar de 2026, nós faremos uma avaliação e um planejamento após a eleição, ouvindo os eleitos e as lideranças do partido”, afirma.

Sobre a presidência da Alesc, que hoje está sob o comando do partido com o deputado estadual Mauro De Nadal, Cobalhini ressalta que a manutenção passa por discussões internas pós-eleição. “O MDB é muito grande para se resumir em suas bancadas. Vamos sair com certeza absoluta com o maior número de vereadores e provavelmente de prefeitos”.

Presidente da Alesc também intensifica agenda

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Mauro De Nadal (MDB), deve percorrer pelo menos 30 cidades da região oeste esta semana. De Nadal aposta na vitória emedebista em pelo menos 100 prefeituras.

Mauro De Nadal em Marema, levou apoio aos emedebistas Éverton Zilli e Nelson, que disputam em chapa pura. | Foto: Reprodução

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSkyInstagramThreads Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.