Cotidiano Compartilhar
Voltou?

X explica reativação no Brasil e revela mudanças de provedor

Após o retorno do serviço, Elon Musk, proprietário da plataforma, fez uma postagem irônica

• Atualizado

Redação

Por Redação

SBT News

Por SBT News

Foto: Reprodução/ Redes Sociais
Foto: Reprodução/ Redes Sociais

A rede social X (anteriormente conhecida como Twitter) anunciou nesta quarta-feira (18) que a reativação do serviço no Brasil não foi intencional.

“Quando o X foi encerrado no Brasil, nossa infraestrutura para fornecer serviço à América Latina deixou de ser acessível à nossa equipe. Para continuar oferecendo um serviço ideal aos nossos usuários, mudamos de provedor de rede. Essa mudança resultou em uma restauração inadvertida e temporária do serviço para os usuários brasileiros”, declarou a plataforma.

A postagem acrescentou: “Embora esperemos que a plataforma fique inacessível novamente em breve, continuamos os esforços para trabalhar com o governo brasileiro para retornar muito em breve ao povo do Brasil”

Após o retorno do serviço, Elon Musk, proprietário da plataforma, fez uma postagem irônica. “Qualquer magia suficientemente avançada é indistinguível da tecnologia”, citando o inventor britânico Arthur Clarke.

Como o X “voltou”?

De acordo com a Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint), o aplicativo da rede social foi atualizado na madrugada de quarta-feira (18), passando a utilizar endereços de IP vinculados ao serviço Cloudflare, em vez de seus próprios.

Essa alteração nos servidores do X complica o bloqueio do aplicativo, pois agora a rede social não utiliza IPs específicos, mas sim um “escudo” que oculta o IP original e usa IPs dinâmicos. Marcelo Lau, coordenador do MBA em Cibersegurança da FIAP, explica: “Qualquer outro bloqueio que você já tinha previsto, que não utilizava serviços da Cloudflare, funcionava. Agora, vai ter que bloquear o serviço da Cloudflare”.

No entanto, bloquear o Cloudflare poderia causar várias implicações, uma vez que muitos sites, incluindo de bancos e até alguns domínios do governo, utilizam seus serviços. “A Cloudflare é um serviço utilizado como uma camada intermediária para evitar que atacantes tenha êxito para tentar derrubar serviços na internet”, diz Marcelo.

O que é o Cloudflare?

O Cloudflare é um serviço de rede em nuvem, amplamente utilizado para melhorar a performance de sites e proteger contra ataques cibernéticos, oferecendo um sistema de firewall de aplicação web (WAF) e proxy reverso.

Posicionamento do STF

O SBT News entrou em contato com o Supremo Tribunal Federal (STF) para obter um posicionamento sobre a reativação do X no Brasil, mas até o momento não houve novas informações. Mais cedo, o STF informou que a volta da rede social se tratava de uma “instabilidade no bloqueio de algumas redes”.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSkyInstagramThreads Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.