Segurança Compartilhar
ALÍVIO

Cadeirinha evita tragédia com bebê de 8 meses em Canoinhas

Os bombeiros constataram a colisão entre os veículo

• Atualizado

Sarah Falcão

Por Sarah Falcão

Foto: Corpo de Bombeiros
Foto: Corpo de Bombeiros

Uma cadeirinha evitou uma tragédia após uma colisão entre três veículos em Canoinhas, no Planalto Norte Catarinense. Um bebê de 8 meses, que estava em um dos carros, saiu ileso do acidente, na tarde desta quarta-feira (18), por volta das 15h10.

No local, os bombeiros constataram a colisão entre os veículo. De acordo com relato da condutora de um veículo Fiat Siena, ela perdeu o freio enquanto subia a rua Kurt Mendes sentido Rua Duque de Caxias e colidiu com um VW Gol e um Renault Sandero.

Além da mulher, no veículo Siena estava uma criança de oito meses no bebê conforto. Segundo os bombeiros, eles não apresentavam ferimentos e estavam com sinais vitais normais. A avó e o bebê foram conduzidos a Unidade de Pronto Atendimento de Canoinhas para acolhimento médico.

O local do acidente com o bebê ficou aos cuidados do ABTR-202 até a chegada da Polícia Militar.

Segurança no trânsito: a importância do uso da cadeirinha

Ainda que um adulto esteja usando o cinto, em hipótese alguma deve levar crianças no colo, sob o risco de prensá-las contra o banco ou painel no caso de colisão. A forma mais segura de se transportar uma criança é no banco de trás, usando cinto de segurança ou com um dispositivo de retenção infantil, dependendo de sua idade, peso e altura.

 Vale lembrar que o cinto de segurança foi projetado para adultos, e que o próprio impacto do cinto contra o corpo de uma criança pode ser excessivo para ser suportado por seu corpo ainda em formação. Por isso, o uso de cinto de segurança é recomendado somente para crianças acima de 10 anos, com mais de 1,45m e 36kg. Para as crianças menores, é necessário o uso de dispositivo de retenção adicional, conhecidos como bebê-conforto, cadeirinha e assento de elevação, para absorver o impacto da colisão e apoiar sua cabeça.

   Nesse sentido, o dispositivo deve possuir o selo de certificação do INMETRO, garantindo que atenda aos requisitos de segurança especificados no normativo técnico, e estar adequado ao peso da criança, conforme grupo indicado pelo fabricante, abaixo especificados:

  • Grupo 0: até 10 kg, altura aproximada de 0,72 cm, e até 9 meses de idade;
  • Grupo 0+: 13 kg, com altura aproximada de 0,80 cm, e até 12 meses de idade;
  • Grupo I: de 9 a 18 kg, com altura aproximada de 1,00 m, e até 32 meses de idade;
  • Grupo II: de 15 a 25 kg, com altura aproximada de 1,15 m, e até 60 meses de idade;
  • Grupo III: de 22 a 36 kg, com altura aproximada de 1,30 m, e até 90 meses de idade

*Estagiária sob supervisão.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSkyInstagramThreads Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.