Segurança Compartilhar
Alívio!

Bebê engasgado é salvo pela avó com ajuda dos bombeiros por telefone em SC

A avó ligou ao Corpo de Bombeiros, e seguindo as orientações, conseguiu desengasgar o bebê

• Atualizado

Nycoli Ludwig

Por Nycoli Ludwig

Imagem Ilustrativa/Freepik/Reprodução
Imagem Ilustrativa/Freepik/Reprodução

Um bebê de apenas 15 dias foi salvo de um engasgamento em Xaxim, na noite de segunda-feira (09), após uma ação rápida entre a avó e os bombeiros militares. O incidente ocorreu por volta das 20h54, quando a guarnição recebeu um chamado de obstrução de vias aéreas em lactente (OVACE).

Conforme os bombeiros, a avó da criança ligou para a guarnição pedindo ajuda, pois seu neto estava engasgado. A avó do bebê seguiu as orientações dadas por telefone por um atendente do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), conseguindo desobstruir as vias respiratórias da criança antes da chegada da equipe de resgate.

Durante as orientações, uma equipe de bombeiros se deslocou até a casa da avó para ajudar a desengasgar o bebê, mas ao chegar, a criança já estava com as vias aéreas desobstruídas. Mesmo assim, foi realizado o atendimento pré-hospitalar e, em seguida, a criança foi levada ao Hospital Frei Bruno para uma avaliação médica, acompanhada por sua mãe.

Manobra de Heimlich em bebês

Segundo o Ministério da Saúde, é preciso colocar o bebê de bruços em cima do seu braço e fazer cinco compressões entre as escápulas (no meio das costas). Virar o bebê de barriga para cima em seu braço e efetuar mais cinco compressões sobre o esterno (osso que divide o peito ao meio), na altura dos mamilos.

Tentar visualizar o corpo estranho e retirá-lo da boca delicadamente. Se não conseguir, repitir as compressões até a chegada a um serviço de emergência (pronto socorro ou hospital). Esses procedimentos são válidos somente se a criança ou o adulto engasgado estiverem conscientes.

Vítimas inconscientes precisam de atendimento hospitalar rapidamente. Os primeiros socorros para asfixia ou engasgo devem ser tomados até que seja possível o atendimento especializado.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.