Cotidiano Compartilhar
Título digital

Semana do E-Título: saiba como o aplicativo pode facilitar sua votação

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina busca ampliar a divulgação dos benefícios do aplicativo

• Atualizado

Ingrid Deucher

Por Ingrid Deucher

Imagem ilustrativa. | Foto: TSE
Imagem ilustrativa. | Foto: TSE

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) lançou nesta segunda-feira (09), a campanha “Semana do E-Título”, com o objetivo de ampliar a divulgação do aplicativo desenvolvido pela Justiça Eleitoral. A ação prevê mobilizações em canais institucionais, mídias de rua e parcerias com instituições públicas e veículos de comunicação. A intenção é incentivar o uso da ferramenta digital, que oferece diversas funcionalidades práticas para os eleitores.

Criado em 2020, o E-Título facilita a consulta de informações eleitorais, como o local de votação e a seção eleitoral, além de permitir a emissão de certidões, guias de multa e até o cadastro como mesário voluntário. Em entrevista à Rádio Clube, o chefe do cartório da 21ª Zona Eleitoral, Gilmar Duarte, destaca que o aplicativo é uma ferramenta essencial para a participação nas eleições de forma ágil e segura.

“O E-Título permite que eleitores consultem a situação eleitoral, emitam certidões e saibam o local de votação. Quem já fez a coleta biométrica pode usá-lo como documento de identificação na hora de votar”, explicou Gilmar. Ele reforça a recomendação da Justiça Eleitoral para que os eleitores façam o download do aplicativo com antecedência, evitando sobrecarga de acessos próximos ao dia da eleição.

Um dos benefícios destacados é a possibilidade de justificar o voto diretamente pelo E-Título, caso o eleitor esteja fora de seu domicílio eleitoral no dia da eleição. “Quem está fora da cidade onde vota pode justificar pelo aplicativo, sem a necessidade de ir a uma seção eleitoral. Entretanto, essa funcionalidade não está disponível para quem está em seu domicílio eleitoral”, ressaltou o chefe do cartório da 21ª Zona Eleitoral.

Atualmente, mais de 1,7 milhão de eleitores em Santa Catarina já baixaram o aplicativo, o que representa cerca de 30% do eleitorado catarinense apto a votar nas eleições de 2024. No dia da eleição, marcada para 6 de outubro, a emissão de novos títulos estará suspensa.

Com a campanha “Semana do E-Título”, o TRE-SC busca garantir que cada vez mais eleitores utilizem essa ferramenta, facilitando o processo eleitoral.

>>> Para mais notícias, siga a Clube  no  Twitter ,  Instagram ,  Facebook  e  TikTok.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.