Tempo Compartilhar
Ventos fortes

Ciclone extratropical e frente fria trazem mudanças no tempo; confira

Esse sistema meteorológico provocará temporais e ventanias na região Sul do Brasil

• Atualizado

Tamiris Flores

Por Tamiris Flores

Imagem: Ilustrativa
Imagem: Ilustrativa

Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul devem enfrentar mudanças no tempo nos próximos dias devido à influência de um ciclone extratropical combinado com uma frente fria. Esse sistema meteorológico provocará temporais e ventanias na região Sul do Brasil.

O tempo será instável na região Sul, e o avanço da frente fria, associada ao ciclone extratropical no oceano, contribuirá para ventos que podem variar entre 71 e 90 km/h.

Para quinta-feira (22), o alerta é especialmente para o Rio Grande do Sul, onde há a possibilidade de granizo.

A partir de sexta-feira (23), o clima também mudará em Santa Catarina e Paraná, com ventos que podem ultrapassar os 70 km/h.

No sábado (24), a intensidade da chuva diminuirá, mas ela continuará presente em quase toda a região Sul, com previsão de pancadas ao longo do dia.

O ciclone extratropical se afastará da costa brasileira no domingo (25), e a instabilidade no tempo será mais sentida nas regiões oeste e litorâneas do Sul do Brasil.

*Com informações de Massa News

Leia também

Frente fria traz chuvas ao sul do Brasil e instabilidade em outras regiões

Uma frente fria está prevista para trazer chuvas ao sul do país, segundo as previsões da MetSul Meteorologia. O clima mudará drasticamente, passando de uma onda de calor para condições instáveis.

Na Região Nordeste, a instabilidade permanecerá concentrada principalmente na costa. A chuva afetará especialmente a faixa litorânea, desde a Bahia até Pernambuco, com volumes baixos na maioria dos locais.

No Centro-Oeste, o tempo seco predominará em uma extensa área da região, com precipitação bastante escassa prevista para o Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal ao longo dos próximos dez dias.

A mesma frente fria também impactará o Sudeste do Brasil, trazendo chuva para diversas áreas. No fim de semana, a grande maioria das cidades do Centro-Sul de São Paulo deverá receber precipitação.

No Sul do Brasil, os maiores volumes de chuva são esperados, como é comum em agosto. Uma frente semi-estacionária atua no Rio Grande do Sul, concentrando os maiores acumulados de precipitação, especialmente no Oeste, Centro e Sul do estado.

Na segunda metade desta semana, a frente semi-estacionária avançará, impulsionada por uma massa de ar frio, fará a chuva se estender aos estados de Santa Catarina e Paraná. No fim de semana, a instabilidade continuará devido à circulação de umidade associada ao ar frio e a uma área de baixa pressão atmosférica.

*Com informações de MetSul

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.