Segurança Compartilhar
"Serendip"

Operação “Serendip” revela esquema de corrupção e fraude em licitações em SC

Os mandados de busca e apreensão foram expedidos pela 3ª Vara Criminal da Comarca de Lages e estão sendo cumpridos

• Atualizado

Redação

Por Redação

Imagem: Ministério Público de Santa Catarina
Imagem: Ministério Público de Santa Catarina

Na manhã desta quinta-feira (1º), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) e o Grupo Especial Anticorrupção (GEAC), em colaboração com a 5ª Promotoria de Justiça da Comarca de Lages, lançaram a operação “Serendip”. Ação que visa investigar crimes contra a Administração Pública, incluindo fraude em licitações, falsidade ideológica, corrupção ativa e passiva, e associação criminosa.

A operação “Serendip” é um desdobramento da Operação Tríade e tem como objetivo desarticular um grupo composto por empresários e agentes públicos suspeitos de envolvimento em ilícitos contra a Administração Pública. As investigações se concentram especialmente em fraudes relacionadas à contratação de serviços de assessoria e consultoria na área da saúde pública.

Os mandados de busca e apreensão foram expedidos pela 3ª Vara Criminal da Comarca de Lages e estão sendo cumpridos em diversos municípios de Santa Catarina, incluindo Praia Grande, Painel, Palmeira, São Joaquim, São João do Sul, Timbé do Sul, Bom Jardim da Serra, Balneário Gaivota, Meleiro, Forquilhinha, Jacinto Machado, Maracajá, Passo de Torres, Turvo, Araranguá e Criciúma.

A operação conta com o suporte técnico da Polícia Científica de Santa Catarina para agilizar a confecção e conclusão dos laudos periciais, com a extração de evidências digitais dos materiais apreendidos

Sobre a Operação “Serendip”

O nome “Serendip” refere-se ao conceito de encontrar algo inesperado enquanto se busca por outra coisa, o que simboliza a descoberta fortuita de provas durante a investigação.

O SCC10 solicitou um posicionamento das 16 prefeituras envolvidas na investigação e aguarda resposta. O espaço continua aberto para manifestações sobre o caso. Até o momento, apenas as prefeituras de Criciúma, São Joaquim, Turvo e São João do Sul emitiram um esclarecimento sobre a investigação, confira:

“Considerando que a notícia divulgada pela comunicação do MPSC, informa mandados de busca e apreensão cumpridos pelo GAECO e GEAC em Criciúma (no município), esclarecemos que não houve diligências na Prefeitura de Criciúma.”

“O Município de Turvo informa que está colaborando com a investigação autorizada pela Comarca de Lages, acerca da atuação de uma empresa prestadora de serviços em diversos municípios do Estado e que todas as informações foram prestadas. A Administração Municipal reitera seu compromisso com a legalidade e transparência dos atos administrativos e fica a integral disposição dos órgãos fiscalizadores para todas as informações necessárias.”

“O Município de São Joaquim através da atual gestão, informa que todos os seus procedimentos seguem os preceitos legais, desconhece qualquer irregularidade e está a disposição para qualquer esclarecimento.”

“O Município de São João do Sul vem a público esclarecer os fatos relacionados à operação Serendip, realizada na manhã desta quinta-feira, 1º de agosto. Esse procedimento é uma etapa padrão no processo de investigação, com o objetivo de coletar documentos essenciais para o avanço das apurações.

Reforçando seu compromisso com a transparência, o município de São João do Sul apresentou prontamente todos os documentos solicitados, colaborando integralmente com as autoridades competentes, (não havendo nenhuma apreensão de equipamentos como: computadores ou celulares) e permanecendo à disposição para fornecer quaisquer esclarecimentos adicionais.”

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.