Saúde Compartilhar
OMS

Talco é classificado como ‘provavelmente cancerígeno’ pela OMS

Essa classificação pode exigir que empresas que fabricam produtos à base de talco considerem reformulações

• Atualizado

Redação

Por Redação

Imagem: TV Jornal – Banco de imagem
Imagem: TV Jornal – Banco de imagem

Na última sexta-feira (5), a Organização Mundial da Saúde (OMS), por meio da Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (Iarc), emitiu uma classificação rotulando o talco como “provavelmente cancerígeno para humanos”.

A decisão, publicada na revista The Lancet Oncology, baseia-se em evidências que sugerem uma ligação entre o uso de talco e o aumento do risco de câncer no ovário. Especialistas destacam que a exposição geralmente ocorre pelo uso de cosméticos, especialmente na região perineal.

Essa classificação pode exigir que empresas que fabricam produtos à base de talco considerem reformulações ou alternativas mais seguras. Desde os anos 1970, cientistas observaram associações entre minerais de talco e minas de amianto, substância conhecida por seu potencial cancerígeno.

Embora o talco comercializado atualmente teoricamente não contenha amianto, a possibilidade de contaminação ainda não pode ser totalmente descartada. Esta preocupação é ilustrada pelos processos judiciais enfrentados por empresas como a Johnson & Johnson, relacionados a alegações de consumidores que desenvolveram câncer após o uso de talco.

*Com informações de TV Jornal

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.