Cotidiano Compartilhar
música, cerveja e gastronomia

Schornstein Festival acontece neste fim de semana em Pomerode; veja as atrações

O evento tem entrada gratuita

• Atualizado

Olga Helena de Paula

Por Olga Helena de Paula

Foto: Daniel Zimmermann.
Foto: Daniel Zimmermann.

Acontece neste fim de semana, nos dias 6 e 7 de julho, o Schornstein Festival em Pomerode, cidade localizada no Vale do Itajaí. O evento vai comemorar os 18 anos da marca e ocorre na Praça da Cervejaria, ao lado do Kneipe – bar da fábrica (rua Hermann Weege, 60, Centro). O evento tem entrada gratuita e promete ser o maior da história desde quando começou, em 2016. A variedade de cervejas e as diferentes opções gastronômicas se mantêm. Nas atrações musicais, o público poderá assistir a bandas da região e outras com longa estrada nacional e internacional. Os estilos vão do rock ao blues, pop rock ao country rock, entre outras apresentações cheias de performance e sonoridade.

O festival, que tem se consolidado como um dos maiores e mais completos da região nos últimos anos, traz novidades para esta edição, entre elas, a ampliação da estrutura. “Produzir um festival com música de qualidade e serviço de excelência é desafiador, mas também um dos grandes objetivos da marca. O público espera sempre mais, por isso, buscamos inovar e entregar uma experiência única a cada nova edição”, revela Cassiano Motta, gerente de Eventos da Schornstein.

Schornstein Festival

Além de vários estilos de cerveja com qualidade artesanal, gastronomia diversificada em 10 pontos de alimentação com food trucks, feirinha de vinil, espaço kids e várias ativações, o Schorsntein Festival apostou novamente na curadoria musical para trazer uma experiência única ao público, com mais de 24 horas de programação musical. O palco principal terá, ao todo, 12 bandas e o palco vinil, a partir deste ano, ganha uma programação ininterrupta.

Espaço dedicado ao vinil

Um espaço totalmente dedicado aos discos de vinil, contará com uma extensa programação com vários DJs, projetos e coletivos, que colocarão para rodar seus LPs. Nos dois dias, se revezarão nas pick-ups Moonlighting Project, Miro Pavi, Lais Gianesini e Gabriel Ugarte, Dj Deco, Rafa Barros, Disco Pirata, Torta Discos, Leo Biz, Dj Leokdio e Bailinho Lado C.

“A ideia de ter um palco dedicado ao vinil começou no ano passado, principalmente para funcionar nos intervalos entre as bandas do palco principal, mas deu tão certo que tivemos que o elevar a uma atração única. Nosso público é exigente e, então, entendemos que seria importante trazer mais dessa experiência musical”, explica Luciane Rosa, coordenadora de Marketing da Schornstein. Além do palco, a feirinha de vinil também ganhará mais espaço.

Schornstein Festival acontece neste fim de semana em Pomerode; veja as atrações
Foto: Daniel Zimmermann.

No palco principal, a música ao vivo é a grande estrela e, nos dois dias de evento, a dobradinha de blues está garantida. No sábado (06), o blumenauense Lé Maier e o seu Trio receberão o gaitista/guitarrista/vocalista Big Clay Blues. Já no domingo (07) o ‘feat’ que abre os trabalhos é o da Rooftop Shakers, que vem do Litoral e traz a participação especial do guitarrista Marzio Lenzi, reconhecido músico catarinense que, com os irmãos, por muitos anos comandou a banda Lenzi Brothers.

Ainda no sábado, uma das atrações é o Lendário Chucrobillyman, músico e artista paranaense que já rodou o mundo com um projeto musical referência no Brasil, no melhor estilo one man band, quando o artista canta e toca vários instrumentos ao mesmo tempo. Logo depois, sobe ao palco a Karrie King, banda de Blumenau que apresenta um repertório clássico com rock, soul e blues nacional e internacional, na voz de Sara Duarte. No fim da tarde, quem volta ao Schornstein Festival é a Sonido Club. O duo de Florianópolis formado por Anderson Tombini (voz e bateria) e Jerônimo Junior “Jera” (voz, violão, guitarra e bass pedal) impressiona pela versatilidade e carisma, que já conquistou até o famoso Cavern Club, na Inglaterra. Nesse show, além de clássicos gringos como Beatles e Stones, a dupla promete um bloco com muito pop rock nacional.

A noite de sábado será o momento de o público conhecer a Diamond Creek, banda de country rock que impressionou os jurados nas etapas do Schorsntein Sessions e venceu o disputado concurso para tocar no Schornstein Festival. Seguindo nos clássicos, a banda Moby Dick apresentará seu show com covers dos maiores nomes do rock´n roll, como Led Zeppelin, The Who, AC/DC, Deep Purple, Cream e muito mais. Fechando o primeiro dia de festival, a banda Confraria Da Costa, de Curitiba, apresenta seu “rock pirata” e promete uma performance exclusiva, cantando sobre os aventuras e desventuras da vida em alto mar. Depois de algumas horas de merecido descanso, o festival reinicia no domingo, com mais blues da dobradinha entre Rooftop Shakers e Marzio Lenzi que, na sequência, entrega o palco para outro representante do rock clássico do Litoral catarinense. A Carmel se apresentará pela primeira vez no Schornstein Festival, com uma performance de máquina do tempo, trazendo a estética vintage setentista, desde o figurino, repertório e até o timbre de seus instrumentos.

Na metade do último dia, o Sick Sick Sinners apresenta o psychobilly/punk maldito. O trio paranaense é um dos maiores nomes da cena rockabilly do Brasil. Com quase 20 anos de carreira, já tem na bagagem muitos discos lançados e diversas tours internacionais. No pôr do sol de domingo, sobe ao palco a Vintage Cult, uma das bandas mais lembradas em se tratando de rock/pop dançante no estado. E para fechar a noite, quem terá a honra de encerrar o palco principal dessa edição será a Baywatch, “a maior banda de rock da galáxia”, segundo os próprios integrantes. Para esse ano, eles prepararam um show especial, iniciando as comemorações de 10 anos do grupo.

Schornstein Festival acontece neste fim de semana em Pomerode; veja as atrações

Tradição cervejeira

A Schornstein foi uma das primeiras fábricas de cerveja artesanal do Brasil, fundada em junho de 2006, em Pomerode, cidade que tem fortes traços da cultura alemã. Sua sede fica em uma edificação histórica, o antigo Mercado Weege. Ao lado da fábrica, o prédio que deu início à cervejaria abriga, atualmente, o brewpub Schornstein Kneipe, que se destaca por uma imponente chaminé de 30 metros de altura feita de tijolos maciços artesanais. Vem daí o nome Schornstein que, em alemão, significa chaminé. Conhecida por fabricar uma “cerveja com alma”, resgata o talento natural trazido pelos primeiros imigrantes alemães, que se estabeleceram no Vale Europeu, em Santa Catarina.

Com várias medalhas de excelência conquistadas em concursos cervejeiros nacionais e internacionais, a marca produz diversos estilos de cerveja como IPA, Bock, Weiss, Pilsen, Stout, Pilsen, APA e Witbier, disponíveis em garrafas de 500ml, long neck de 355ml e latas. Na versão long neck, há os rótulos de Witbier, American Lager, All Day IPA, e em lata, as opções são Imperial IPA, Chocolate com Pimenta, IPA Tangerina, Session IPA, entre outras.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.