Cotidiano Compartilhar
Taxas de homicídios

Santa Catarina é destaque nacional em segurança pública

O estado apresenta as menores taxas de homicídios do Brasil

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Ricardo Wolffenbüttel / SECOM
Foto: Ricardo Wolffenbüttel / SECOM

Santa Catarina é destaque nacional em segurança pública, conforme o Atlas da Violência 2024, divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), nessa terça-feira (18). O Estado apresenta as menores taxas de homicídios do Brasil.

O secretário adjunto, que responde pela Secretaria da Segurança Pública, Flávio Graff, exalta o trabalho das forças de Segurança e as diretrizes do governo catarinense na área.

“Precisamos trabalhar bem para que as pessoas se sintam seguras no estado. Essa frase é sempre nos dita pelo governador Jorginho Mello. E Santa Catarina é isso: um estado privilegiado e seguro para viver justamente porque conta com uma integração bastante acentuada das forças de segurança pública. Estamos agindo, investindo nos agentes de segurança e em tecnologia de ponta, e o governo fazendo uma série de entregas em todas as áreas como saúde e educação”, salienta o secretário.

Confira reportagem:

Redução de Homicídios

Entre 2017 e 2022, Santa Catarina registrou uma queda expressiva de 40,5% na taxa de homicídios por 100 mil habitantes. Em 2017, a taxa era de 15,3 homicídios, enquanto em 2022 diminuiu para 9,1 homicídios.

O Brasil teve uma taxa de 21,7 homicídios por 100 mil habitantes em 2022, destacando-se estados como Bahia, Amazonas e Amapá com as maiores taxas, e São Paulo, Santa Catarina e Distrito Federal com as menores.

Redução de homicídios entre jovens

Santa Catarina também registrou redução de homicídios entre jovens (15 a 29 anos), com uma diminuição de 56,3% na taxa desses crimes entre 2017 e 2022. O estado apresenta índices significativamente inferiores aos de estados como Bahia, Amapá e Amazonas.

Florianópolis como capital mais segura

Florianópolis foi destacada como a capital mais segura do Brasil em 2022, com uma taxa de homicídios estimados de 8,9 por 100 mil habitantes. Outras capitais como Brasília e Cuiabá seguiram na lista, evidenciando os esforços contínuos em segurança pública em todo o país.

Jaraguá do Sul registra menor taxa de homicídios do Brasil, segundo Atlas da Violência 2024

Santa Catarina é o único estado com taxa de homicídios abaixo de dez (9,7) por 100 mil habitantes, onde quase não há municípios considerados violentos. Dentro desses municípios, Jaraguá do Sul se destacou no Atlas da Violência do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) – 2024, com a menor taxa de homicídios do Brasil, registrando apenas 2,2 homicídios a cada 100 mil habitantes. Esses dados foram divulgados nessa terça-feira (18).

Menores taxas de homicídios em cidades com mais de 100 mil habitantes:


2,2 – Jaraguá do Sul;
3,6 – Tubarão;
4,2 – Brusque;
6,1 – Criciúma;
6,7 – Lages;
6,9 – Blumenau;
8,9 – Florianópolis;
9,1 – Itajaí;
9,6 – São José;
9,7 – Camboriú.

Segundo a Polícia Militar de Jaraguá do Sul, a implementação de diversas estratégias e programas de prevenção e combate ao crime tem sido extremamente eficaz.

Leia mais:

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.