Saúde Compartilhar
Novos leitos

SC abre mais 10 leitos de UTI no Hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí

Agora, o Estado passa a ter 183 novos leitos de UTI adulto, pediátrica e neonatal, somados aos já existentes

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Divulgação Ascom | SES
Foto: Divulgação Ascom | SES

Nesta segunda-feira (17), mais 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para adultos foram abertos no Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, de Itajaí. Agora, o Estado passa a ter 183 novos leitos de UTI adulto, pediátrica e neonatal, somados aos já existentes.

Para garantir o pleno funcionamento dos leitos, o Estado vai custeá-los integralmente até que sejam habilitados pelo Ministério da Saúde. Será repassado R$1,2 mil (diário) por leito de UTI SUS vago ou não, podendo chegar a R$ 2,1 mil quando habilitado e qualificado.

“Estamos seguindo a determinação do governador Jorginho Mello em melhorar a infraestrutura dos hospitais e garantir que nenhum paciente fique sem leito de UTI, por isso, desde o ano passado estamos abrindo leitos em várias regiões do Estado, a meta é passarmos dos 200. Ressalto que estamos em um período sazonal com as doenças respiratórias, por isso reforçamos a importância da vacinação contra a gripe, principalmente entre os idosos e crianças, que são os que mais desenvolvem os casos graves”, destaca o Secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi.

Desde o início do ano de 2023, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) tem buscado ampliar os leitos no Estado, em especial os de UTI. Os novos leitos estão distribuídos entre neonatais (53), pediátricos (50) e adultos (80). Eles estão localizados em hospitais dos municípios de Araranguá, Blumenau, Brusque, Itajaí, Lages, Mafra, São José, Sombrio, Caçador, Concórdia e Chapecó.

Segundo a SES, a iniciativa tem impacto direto no aumento da capacidade de atendimento, proporcionando não apenas a ampliação do suporte a pacientes críticos, mas também impulsionando a realização de cirurgias eletivas.

Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen

O Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen foi inaugurado em 28 de janeiro de 1956 e seu nome é uma homenagem à esposa do Governador do Estado de Santa Catarina dessa época, Sr. Irineu Bornhausen.

O Hospital Marieta se tornou o maior complexo do Estado, sendo o principal centro de atendimento da região da Foz do Rio Itajaí, com um atendimento que chega a 90% por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.