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Infraestrutura

CRAS de Florianópolis estão há meses sem internet e sem telefone, afirmam funcionários

A situação é acompanhada pelo grupo SCC desde abril, quando recebeu denúncias da população

• Atualizado

Giovanna Pacheco

Por Giovanna Pacheco

Foto: Clauzir da Silva/SCC10
Foto: Clauzir da Silva/SCC10

Os CRAS de Florianópolis (Centros de Referência de Assistência Social) têm passado por problemas de acesso à internet e ao telefone fixo, segundo funcionários e usuários da instituição. A situação é acompanhada pelo grupo SCC desde abril, quando recebeu denúncias da população.

Morro das Pedras

A unidade CRAS III Sul no Morro das Pedras, por exemplo, até esta quinta-feira (14) estava há 108 dias sem os dois serviços.

Na unidade, são atendidas 9.535 pessoas, que, a cada dois anos, precisam atualizar cadastros e renovar o pedido do Cadastro Único para continuar recebendo benefícios como Bolsa Família e BPC (Benefício de Prestação Continuada) para idosos e Pessoas com Deficiência (PCD).

Os funcionários afirmam que, além da falta de telefone e internet, falta também uma cadastradora que possa fazer novos cadastros ou atualizá-los. Com isso, eles ainda relatam que os moradores são encaminhados para o centro e enfrentam filas de mais de um mês. Segundo eles e segundo moradores da região, a demanda não tem sido suprida.

CRAS florianópolis
Foto: Clauzir da Silva/SCC10

CRAS Continente I

O CRAS Continente I, no Jardim Atlântico, atende 14 bairros (Jardim Atlântico, Sapé, Monte Cristo, Chico Mendes, Novo Horizonte, Promorar, Nossa Senhora da Glória, Balneário, Ponta do Leal, Estreito, Canto, Vila São João, Coloninha e Bairro de Fátima).

Lá, eles estão sem internet desde o dia 6 de março. Como forma de resolver o problema paliativamente, transmitem sinal por um celular corporativo para conseguir usar o sistema. Eles ainda afirmam que o

Foto: Giovanna Pacheco/SCC10

O que diz a Prefeitura de Florianópolis

Procurada pela reportagem, a Prefeitura de Florianópolis informou que os outros números dos CRAS estão funcionando normalmente e que o CRAS SUL III recebeu medidas paliativas para resolver dificuldades técnicas existentes no local.

Confira a nota completa:

“A Secretaria de Assistência Social informa que o reestabelecimento da rede dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) de Florianópolis foi realizado e funcionam normalmente. Em relação ao CRAS SUL III, no Morro das Pedras, já foi realizada por medidas paliativas. No momento, o contato com o CRAS pode ser feito por email ou WhatsApp.

A rede padrão, pela empresa que atende os outros CRAS do município, está com dificuldades técnicas em estabilizar o serviço no local. Em paralelo a isso, as empresas responsáveis e Governo Eletrônico do município (E-Gov) já foram acionados para prestar apoio nos problemas encontrados”.

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