Cotidiano Compartilhar
Inusitado

Jovem de 18 anos descobre que tem dois úteros e dois canais vaginais

A estudante pode sofrer complicações relacionadas à condição.

• Atualizado

Redação

Por Redação

Jovem de 18 anos descobre que tem dois úteros e dois canais vaginais | Foto: Reprodução/UOL
Jovem de 18 anos descobre que tem dois úteros e dois canais vaginais | Foto: Reprodução/UOL

A jovem Marta Souza, de 18 anos, descobriu que tem dois úteros e dois canais vaginais após realizar alguns exames. A estudante é de Samambaia, no Distrito Federal. As informações são do UOL.

“Fiquei surpresa após realizar uma ressonância magnética e descobrir que meu caso é raro. Tenho dois úteros —conhecido como útero didelfo— e dois canais vaginais”, disse.

A jovem afirmou que nunca sofreu consequências por esta condição e não tinha nenhum tipo de dor fora do normal que a tenha alertado. 

Ela soube após fazer exames de rotina —inicialmente, o primeiro exame acusou que ela tinha útero bicorno (em que o útero está dividido ao meio por uma membrana). Ao investigar mais, foi detectada a condição de útero didelfo.

“Minha cólica realmente é incômoda, mas nunca vomitei por isso como outras pessoas que conheço. Logo, imagino que esteja dentro da normalidade. Mesma coisa sobre o meu fluxo menstrual.”

“Ter filhos não é uma preocupação no momento e talvez nem vá a ser no futuro, mas quero ter a opção disponível. Fiquei surpresa [ao descobrir], mas como até então nunca sofri consequências por esta condição, não fiquei tão preocupada, além da questão da gestação”.

Entre as complicações relacionadas à condição, estão: não poder usar DIU e nem OB (absorvente interno). “Muitas mulheres sofrem mais cólicas e têm um fluxo maior, embora não seja o meu caso. E também a questão da gravidez: posso engravidar, mas seria uma gravidez de risco.”

Como isso ocorre

A condição tem relação com a formação do embrião, durante a gestação, explica a ginecologista Raquel Magalhães, da Clínica Unica.

Quando somos apenas um embrião em desenvolvimento no útero materno apresentamos estruturas rudimentares chamadas de Ductos de Muller. Esses ductos darão origem ao útero, tubas uterinas e à porção mais profunda da vagina. Por razões desconhecidas, em alguns bebês ocorre uma falha na fusão [das estruturas, originando dois úteros e dois canais vaginais]”, disse Raquel Magalhães, ginecologista da Clínica Unica.

*Com informações do Portal UOL.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.