Estação Pinhão 2024 Compartilhar
Festa do Pinhão

Representatividade! Conheça a única jurada mulher da Sapecada da Canção Nativa

Apenas outras três mulheres foram juradas da Sapecada.

• Atualizado

Carolina Sott

Por Carolina Sott

Foto: Reprodução/Redes sociais
Foto: Reprodução/Redes sociais

Em um ano que marca as três décadas da Sapecada da Canção Nativa, um marco histórico acontece: pela quarta vez em 30 anos, seis jurados homens serão acompanhados por uma mulher: a renomada cantora gaúcha Loma Pereira.

Apenas outras três mulheres foram juradas da Sapecada. Em 1994, na 2ª Sapecada, o evento teve a presença da cantora e compositora Maria Luiza Benitez. Na 15ª edição do festival, a jurada foi a cantora e jornalista Shana Muller. E no ano de 2015, o júri contou com a presença da cantora Juliana Spanevelo.

>>> Acompanhe ao vivo a Sapecada da Canção Nativa aqui

Nove anos depois, Loma Pereira será a quarta jurada do festival. Uma das mais reverenciadas e premiadas cantoras do Rio Grande do Sul, ela não é apenas um nome de peso na cena musical gaúcha, mas também uma defensora incansável da cultura nativista. Sua presença no júri da Sapecada vai além da avaliação técnica das composições: é um símbolo da luta por representatividade, inspirando novas gerações de mulheres a ocuparem seus espaços na música e na cultura.

Foto: Carolina Sott/Rádio Clube

Loma coleciona premiações e menções honrosas em festivais nativistas do Rio Grande do Sul. Ela iniciou oficialmente sua carreira em 1973 com o Grupo Pentagrama e alicerçou sua trajetória artística nos Festivais Nativistas Gaúchos a partir da 6º Califórnia de Uruguaiana. Como mulher e negra, é intérprete destacada pelo pioneirismo nos festivais produzidos no RS. Recebeu várias premiações e menções honrosas em diplomas e medalhas da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, do MTG, Comissão Gaúcha de Folclore, Sociedade Sul Riograndense.

>>> Acompanhe ao vivo a Sapecada da Canção Nativa aqui

Em 1980, foi eleita por jornalistas, produtores de eventos culturais, músicos e compositores a receber o Troféu Melhor Cantora da Década, em evento promovido pelo Instituto Gaúcho da Tradição Folclórica. Com o álbum “Um Mate Por Ti”, foi indicada ao Prêmio Nacional Sharp de Música – categoria Cantora Regional RS. Em 1999 foi indicada ao Prêmio Açorianos de Música com o álbum “Além-Fronteiras” e recebeu os troféus de Melhor CD e Melhor Intérprete de MPB e, na edição 2019 do Prêmio, foi a artista homenageada pelo Conjunto de Sua Obra.

Em 2021 recebeu o Prêmio Trajetórias – Mestra Sirley Amaro do Instituto Trocando Ideias e da Secretaria de Estado da Cultura/RS. Pelo MTG, foi homenageada com a medalha Honeide Bertussi por sua dedicação à música gaúcha. Em 2023, Loma completa 50 anos de carreira ininterruptas.

Loma está na Festa Nacional do Pinhão durante os dias 24, 25 e 26 de maio, datas da realização da Sapecada da Serra Catarinense e da Sapecada da Canção Nativa, no Parque de Exposições Conta Dinheiro, em Lages.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.