Tempo Compartilhar
Frente fria

Volta da chuva: SC com temporais de chuva intensa e RS com chance de 100 mm até sexta

Frente fria vai influenciar no tempo de Santa Catarina

• Atualizado

Renato Becker

Por Renato Becker

Imagem: Piter Scheuer
Imagem: Piter Scheuer

A chuva volta para Santa Catarina e Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (23), conforme a Defesa Civil e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O estado gaúcho, que ainda está com regiões inundadas após as fortes chuvas do final de abril, pode ter até precipitação de 100 milímetros de chuva até a sexta-feira (23), conforme o meteorologista Piter Scheuer. “Já choveu em torno de 40 mm a 60 mm”, explica o especialista.

O Noroeste gaúcho e o Oeste catarinense devem ser as regiões com tempestades mais severas, conforme Piter.

Divisa de RS e SC com influência de frente fria

Já em Santa Catarina, a quinta-feira (23) começou com muitas nuvens no Grande Oeste onde já há condições para pancadas de chuva e temporais no decorrer da manhã, condição essa que se estende para as demais áreas de divisa com o Rio Grande do Sul até o início da tarde, por influência de uma frente fria que avança para Santa Catarina.

Nas demais regiões, presença de sol com aumento de nuvens e condições para pancadas de chuva e temporais entre a tarde e a noite. Associados aos temporais ocorrem chuva intensa, raios, rajadas de vento e granizo. 

Volta da chuva SC com temporais de chuva intensa e RS com chance de 100 mm até sexta
Imagem: Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC)

O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas pontuais, destelhamentos, queda de galhos e árvores e atingimento da rede elétrica. O vento predomina de nordeste a noroeste com rajadas entre 50 e 70 km/h, sobretudo nas áreas altas do estado, com risco baixo a moderado para ocorrências associadas. As temperaturas variam entre 22 e 25°C na maioria das regiões, se elevando um pouco mais no Litoral e no norte do estado, onde se aproximam dos 30°C. 

Ciclone acentua contraste térmico no RS

De acordo com o Inmet, “o ciclone extratropical que deve se desenvolver no oceano, na altura da costa gaúcha, vai acentuar o contraste térmico entre o vento quente e úmido de norte e o ar frio de sul, intensificando as tempestades e também aumentando os volumes de chuva previstos”. 

“Essas instabilidades devem ganhar força no decorrer do dia de hoje [quarta-feira], principalmente amanhã [quinta-feira], quando se forma uma nova frente fria”, prevê Dayse Moraes, meteorologista do Inmet. 

Até sexta-feira (24), o mau tempo deve avançar para o norte do estado. “A formação desse ciclone vai ser no oceano e associado a ele a gente tem a frente fria, que é o que vai trazer bastante chuva para o Rio Grande do Sul e vai intensificar os ventos na costa”, complementou.

Previsão do tempo para Santa Catarina

SEXTA-FEIRA (24)

A sexta-feira (24) começa com tempo instável, com chuva e temporais no estado. A chuva intensa e os temporais se concentram do centro ao norte do estado na madrugada e amanhecer, com risco baixo a pontualmente moderado para ocorrências. 

No decorrer da tarde a chuva diminui a partir do oeste, a medida que a frente fria vai se afastando do estado, dando passagem para uma intensa massa de ar seco e frio, de origem polar, que já começa a declinar bruscamente as temperaturas em todas as regiões catarinenses, mas sobretudo nas áreas de divisa com o RS.

O risco é moderado para ocorrências associadas ao declínio acentuado das temperaturas. O vento vira para sudoeste/sul em todas as regiões com intensidade moderada e com rajadas fortes na Serra e nas áreas costeiras, onde podem superar os 80km/h, com risco moderado a pontualmente alto para ocorrências. 

As temperaturas variam pouco no decorrer do dia, e as mínimas ocorrem no período noturno, variando entre 10 e 15°C no estado e ficando abaixo disso na Serra. O mar fica muito agitado, com risco moderado a alto para ocorrências relacionadas ao mar agitado e a ressaca. 

SÁBADO (25)

No sábado (25), a frente fria se afasta de SC, mas a umidade deixada por ela combinada ao frio, favorece a manutenção da nebulosidade em todas as regiões.  O vento varia de sul a sudeste em todas as regiões, com intensidade fraca a moderada, mas ainda com rajadas intensas no Litoral, principalmente na madrugada e manhã, mantendo o risco moderado para ocorrências associadas. 

As temperaturas mínimas variam entre 5 e 8°C nos planaltos e Meio-Oeste e de 9 a 12°C nas demais regiões. As máximas à tarde ficam abaixo dos 20°C no Litoral e não passam de 15°C do Extremo Oeste aos planaltos. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas ao frio intenso. 

O mar fica muito agitado, com ondas de sul entre 2,5 e 3,0m e picos de até 3,5m no Litoral Sul e Grande Florianópolis. No restante do Litoral os picos de onda atingem 2,5m. O risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas a agitação marítima e a ressaca. 

DOMINGO (26)

No domingo (26), o tempo volta a ficar instável em SC, com a formação de um cavado (área alongada de baixa pressão) que favorece o aumento de nuvens e condições de chuva em todas as regiões. Na segunda-feira (27), o cavado intensifica formando um sistema de baixa pressão com uma frente fria associada, o que volta a provocar chuva intensa e temporais em todas as regiões catarinenses. 

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.