Cotidiano Compartilhar
ATENDIMENTO 24 horas

Joinville reforça atendimento para pessoas em situação de rua

Serão três equipes fazendo o serviço, duas motorizadas e uma a pé

• Atualizado

Redação

Por Redação

Imagem Ilustrativa. Foto: Agência Brasil/reprodução
Imagem Ilustrativa. Foto: Agência Brasil/reprodução

Desde a última sexta-feira (15), o município de Joinville, Norte catarinense, passou a contar com um Serviço Especializado em Abordagem Social 24 horas por dia. A iniciativa é da Prefeitura de Joinville e do Instituto Amor Incondicional.

A projeto representa um avanço significativo na oferta de atendimento para pessoas em situação de rua, visando fortalecer as ações já realizadas pela Secretaria de Assistência Social (SAS).

O Instituto fica responsável por fazer a orientação e o encaminhamento de pessoas em situação de rua para serviços como emissão da segunda via de documentação, mercado de trabalho, capacitação profissional, assistência à saúde e encaminhamento para o Restaurante Popular, onde é feita a oferta de café da manhã, almoço e jantar, todos os dias do ano, inclusive aos fins de semana e feriado.

“É importante que a população em geral saiba que o município de Joinville tem uma rede capaz de oferecer os serviços que uma pessoa em situação de rua pode precisar para deixar essa condição. Nosso foco principal sempre é que essas pessoas superem as questões de vulnerabilidade e possam retomar a dignidade para ter uma melhor condição de vida”, afirma a secretária de Assistência Social, Fabiana Cardozo.

O público que será atendido pelo serviço é aquele que está nos semáforos ou passando a noite em frente a comércios e locais públicos. Antes da ampliação do serviço, apenas uma equipe da SAS fazia a abordagem durante o dia e em dias úteis. Agora, serão três equipes fazendo esse serviço, duas motorizadas e uma a pé.

A equipe do Instituto é composta por educador social, assistente social, motorista, coordenador e auxiliar administrativo. Os profissionais farão a busca ativa de pessoas em situação de rua para entender as suas demandas e encaminhar para a rede assistencial estruturada em Joinville.

O acionamento das equipes pode ser feito pelo telefone (47) 3030-1232, e o serviço está disponível todos os dias da semana, 24 horas por dia.

Fabiana Cardozo ressalta que, para o sucesso da rede assistencial, é fundamental que as pessoas em situação de rua se aproximem dos profissionais capacitados da Secretaria de Assistência Social. Além do Serviço de Abordagem Social, permanece o atendimento no Centro Pop para os casos considerados crônicos.

Entenda como o Serviço de Abordagem Social está estruturado

As equipes do Instituto farão a abordagem de pessoas em situação de rua para entender as demandas e porque estão vivendo nas ruas de Joinville. A partir dessa abordagem, o usuário receberá o encaminhamento para os serviços que necessitar.

“Já casos, por exemplo, em que a pessoa tem família e quer retomar esse convívio. A partir disso, as nossas equipes da SAS vão fazer o contato com o familiar, ou com a cidade de origem para alinhar como será o retorno. Em outras situações, a pessoa pode ficar por um período na casa de passagem até se estruturar com um emprego, por exemplo”, detalha Fabiana Cardozo.

Com supervisão de Mariana Pedrozo

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.