Segurança Compartilhar
preocupação

Polícia Militar é acionada após denúncias de atividades suspeitas próximas à creche de Blumenau

As atividades suspeitas ocorreram próximas à um CEI, na rua Germano Kruger, no bairro Velha Grande, em Blumenau

• Atualizado

Olga Helena de Paula

Por Olga Helena de Paula

Foto: Polícia Militar / Divulgação
Foto: Polícia Militar / Divulgação

Na manhã desta terça-feira (15), a Polícia Militar foi acionada após receber denúncias sobre atividades suspeitas próximas à um Centro de Educação Infantil (CEI), nas proximidades da rua Germano Kruger, no bairro Velha Grande, em Blumenau.

De acordo com a PM, os policiais conversaram com a diretora do CEI e ela informou que nesta manhã vários pais de alunos relataram ter visto dois homens brigando com facas atrás da escola em uma área de mata. Os responsáveis teriam visto os dois suspeitos correndo na rua da frente da creche.

A diretora relatou ainda que viu um casal de altura mediana, magros, cabelos loiros, ambos correndo próximo a pinguela da rua Germano Kruger, que faz ligação para a rua Franz Mueller. No entanto, eles não tinham objetos nas mãos. Outros pais viram um masculino de casaco azul escuro com capuz correndo pela rua.

A PM, fez rondas a pé pela área de mata ao redor da creche, mas nenhum suspeito foi identificado. A polícia também fez buscas pelas ruas que dão acesso a pinguela da rua principal, mas também não encontrou alteração.

Polícia tranquiliza

Em comunicado, a Polícia Militar informou: “Não há nada que indique que seria algum atentado na escola, mas sim, uma via de fatos entre os dois transeuntes. A guarnição policial reforçou o policiamento na área e em seguida, retornou ao patrulhamento”, ressaltaram.

Nota da Prefeitura de Blumenau

“A Prefeitura de Blumenau por meio da Secretaria de Educação informa que após movimentação estranha, testemunhada pelos pais nas proximidades da unidade educacional, a diretora da instituição acionou a Polícia Militar. Vale destacar que o segurança armado, contratado pela Prefeitura, estava em seu posto de vigilância, permanecendo em posição de alerta ininterruptamente, ainda assim a diretora chamou a Polícia para realizar rondas no local e reforçar o policiamento. A Secretaria de Educação estava em contato direto com a direção, acompanhando toda a situação. Além disso, assim que a direção informou sua equipe sobre essa situação, imediatamente as professoras e funcionários tomaram as devidas medidas de segurança conforme orientação “Atirador Ativo”. A Polícia Militar permaneceu com rondas e policiamento reforçado durante toda a tarde na região. As aulas foram mantidas normalmente nas instituições de educação municipais da região.”

Cidade em alerta

Nas últimas semanas Blumenau têm anunciado uma série de medidas para maior segurança escolar. Entre elas, a ampliação das equipes de psicólogos e assistentes sociais para atender os alunos.

Inclusive, nesta segunda-feira (14), a prefeitura do município esteve representada na primeira audiência pública do Grupo de Trabalho contra Violência nas Escolas, que ocorreu em Blumenau. A iniciativa é do Congresso Nacional e Blumenau foi escolhida devido ao protagonismo dos representantes do município em propor alterações na legislação penal, após o atentado contra uma creche em 5 de abril, no qual quatro crianças perderam a vida.

Endurecimento da legislação

Em audiência pública sobre a Política de Combate à Violência nas Escolas Brasileiras em Blumenau nesta segunda-feira (14), o secretário de Segurança Pública de Santa Catarina, Paulo Cezar Ramos de Oliveira, defendeu o endurecimento da legislação, principalmente em relação à execução penal como o fim da progressão de regime a autores de crimes bárbaros em casos semelhantes aos da creche em Blumenau. No ato, o SSP representou o governador Jorginho Mello.

“O momento é de ação, temos que fazer com que a legislação seja mais dura com mais medidas de encarceramento e não de progressão de regime. É preciso dar um basta”, declarou o secretário. “O trabalho deve ser multidisciplinar e também passa pela união de setores”, completou.

No painel sobre Segurança e Educação, o secretário de Segurança Pública ressaltou as ações do governo do Estado, como o Programa Escola Segura, que atua no enfrentamento da violência em todo o ambiente escolar, além das políticas públicas de Estado e investimentos em tecnologia para a área. Além disso, a união dos setores em trabalhos multidisciplinares, como acontece com a Secretaria de Estado da Educação.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.