Prefeitura de Florianópolis Compartilhar
Autoproteção

Defesa Civil Vai à Escola: Projeto sensibiliza estudantes a como agir em casos de emergências

Programa da Prefeitura de Florianópolis já formou mais de dois mil estudantes.

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Samuel Vidal | Prefeitura de Florianópolis
Foto: Samuel Vidal | Prefeitura de Florianópolis

Em caso de desastre, como você agiria? Estudantes da rede pública e privada de Florianópolis vêm aprendendo com o projeto Defesa Civil Vai à Escola, da Prefeitura da Capital, como se comportar caso sejam afetados por uma enchente, enxurrada, fortes chuvas, deslizamentos ou até mesmo de desastres.    

Iniciado em 2022, o Projeto da Prefeitura aborda, em quatro aulas, o que é a Defesa Civil, e ensina crianças e jovens sobre percepção de riscos, desastres, primeiros socorros e plano familiar de emergência. Para Samuel Vidal, assessor de Políticas Públicas para Infância e Juventude e professor do programa, além de integrar os jovens com a Defesa Civil, o projeto é fundamental para sensibilizar a população sobre a importância dos cuidados em casos de desastres. 

“Sensibilizando essas crianças e jovens mostramos a importância da autoproteção e a preparação para um possível desastre. Acreditamos no potencial dos jovens para levar o conhecimento adquirido em sala de aula para casa, visando replicar conhecimento e consequentemente prevenir riscos”, afirma Samuel. 

Durante o projeto, os estudantes também são auxiliados na criação de um plano familiar de emergência. O plano visa garantir que, se afetado por um evento adverso, o estudante e sua família estejam preparados, seja com uma mochila com roupas, cópias de documentos e alimentação, até a ter conhecimento de uma rota de fuga segura. “Com o plano de emergência, se o aluno for impactado por um evento, ele terá como seguir a vida com o mínimo até voltar a estar 100%”, destaca o professor. Ao final das quatro aulas, é realizada uma formatura, onde os alunos recebem certificado de participação no projeto. 

Foto: Samuel Vidal | Prefeitura de Florianópolis

Mais de dois mil estudantes formados

Em 2022, em sua primeira edição, o Defesa Civil vai à escola atendeu 13 instituições de ensino, formando mais de 2 mil estudantes, de 9 a 17 anos, da rede pública e privada da Capital. Em 2023, 258 estudantes já receberam certificado de participação no projeto, e segundo Samuel, a expectativa é que neste ano seja alcançado o mesmo número de 2022, totalizando quatro mil alunos formados nas duas edições. 

“Devido ao sucesso e a aceitação positiva da primeira edição, quando lançamos a nova temporada neste ano, as escolas já nos procuraram interessadas”. Para participar, as escolas podem entrar em contato com a Prefeitura de Florianópolis solicitando a realização do projeto. 

O resultado positivo de 2022, também levou o Defesa Civil vai à Escola a ser apresentado na VIII Plataforma Regional para Redução de Riscos de Desastres nas Américas e no Caribe, da Organização das Nações Unidas (ONU), realizada em março no Uruguai.  “O projeto foi muito positivo, muito legal e a apresentação na ONU foi um resultado importante. Durante o evento tivemos a oportunidade de ver que Florianópolis está alinhada e muito afinada com o que está sendo realizado no mundo inteiro”, finaliza Samuel.

Foto: Samuel Vidal | Prefeitura de Florianópolis

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.