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Desenvolvimento

Maior aeroporto da Serra Catarinense: saiba os avanços e o que ainda falta em 1 ano de operação

Já foram contabilizados mais de 30 mil passageiros no campo de aviação

• Atualizado

Rádio Clube

Por Rádio Clube

Foto: Assessoria da Secretaria de Portos e Aeroportos de SC
Foto: Assessoria da Secretaria de Portos e Aeroportos de SC

Por Adriana Gautério

Em operação há mais de um ano, o Aeroporto Regional do Planalto Serrano, em Correia Pinto, tem números que comprovam sua importância para o desenvolvimento da região. Mais de 30 mil passageiros já utilizaram o terminal para deslocamento para São Paulo, permitindo conexão para diversos outros lugares no Brasil e do mundo.

Recentemente foi instalado um sistema que aumenta a segurança da pista e a certificação de equipamento que garante a regularidade nas operações. A pista e as cabeceiras estão aptas para receber grandes aeronaves e pousos e decolagens com mais precisão. Por conta da ausência desse equipamento, os usuários da linha Lages/Campinas sofriam com a incerteza do clima, já que em alguns dias não era possível pousar e nem decolar as aeronaves.

A necessidade agora para o Aeroporto Regional do Planalto Serrano seria a instalação do Sistema ILS (Instrument Landing System), equipamento de pouso por instrumentos de precisão, que garantirá operações independente das condições climáticas da serra catarinense, isso porque o espaço onde está localizado o terminal tem bastante instabilidade climática. Um investimento de cerca de R$ 50 milhões.

Em entrevista à Rádio Clube de Lages, na manhã desta quarta-feira (24), o presidente da ACIL, Carlos Eduardo de Liz e o coordenador do Fórum das Entidades Empresariais de Lages, Jeferson de Oliveira, levaram a necessidade até o Governo do Estado de Santa Catarina.

“Sabemos que o investimento é alto e tem apenas em grandes aeroportos. Mas se isso não é possível, que se faça um planejamento para buscar outra alternativa. Mas é importante estarmos vigilantes na batalha pelas melhorias do nosso aeroporto”, afirmou Liz, presidente da ACIL. “Se não dá para instalar o ILS, o que poderíamos melhorar? A sequência de aterrissagens não abortadas é extremamente importante para que haja demanda no aeroporto”, completa “Nós sabemos que o que foi pedido realmente demanda um alto investimento, mas nosso objetivo maior era mostrar ao governo estadual que estamos unidos e buscamos o crescimento da Serra Catarinense” destacou Oliveira, representante das entidades da região.

O secretário de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias de Santa Catarina, Beto Martins, participou ao vivo, ouvindo as reivindicações e destacando as melhorias planejadas para o setor logístico do estado. Ele destacou que o estado respira desenvolvimento logístico de forma eficiente. SC tem 21 aeroportos, seis portos e duas ferrovias em funcionamento, com demandas suficientes” comenta o secretário.

O diretor de integração de modais do estado, Ivan Amaral, esclareceu que a viabilidade da instalação ou não do equipamento depende de estudos. “Embora tenhamos esse levantamento, quem fará esse estudo de custo benefício de implantação é o Plano Aeroviário Estadual, que será executado pela secretaria. A Secretaria de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias foi implementada no atual governo. “Hoje está no nosso foco Jaguaruna e Correia Pinto, que são aeroportos regionais. Hoje não há demandas em termos de voos para esses aeroportos para a instalação do ILS. Ele dá mais segurança para pouso e decolagem, mas não é 100% eficiente”, comentou ele, referindo-se aos episódios recentes de voos cancelados em Porto Alegre/RS por causa da neblina. E condições climáticas mais instáveis.

Martins falou que o estado já tem um projeto de incentivo fiscal para viação regional, mas que é preciso entender a razão pela qual esse incentivo não tem sido suficiente para a ampliação dos voos nas malhas que podem ser atendidas em SC. “Estamos mantendo diálogo com as empresas Azul, Gol e a Latam, buscando estreitar relações e discutir alternativas viáveis para aumentar a oferta de voos”, enfatiza.

O presidente da Associação Empresarial de Lages falou sobre a localização privilegiada do principal município da Serra. “Lages está próximo as duas capitais dos estados do Sul do país, Rio Grande do Sul e Paraná, são cerca de 350km e apenas 200km da capital catarinense, Florianópolis. “A Serra Catarinense é um polo modal em todos os sentidos, essencial para Santa Catarina e para a região Sul”, encerrou Liz.

Assista ao programa completo:

Maior oferta de voos

Diretores da Azul Linhas Aéreas estarão em Florianópolis no dia 14 de junho para participar de um encontro com o Governo de Santa Catarina e a Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

“Vamos falar sobre as demandas em SC. Entre as prioridades a serem debatidas, umas de nossas prioridades é aumentar a oferta de voos e oferecer subsídios para isso. Santa Catarina continua na administração do aeroporto da Serra e tem um olhar especial do governo estadual”, destaca o secretário, Beto Martins.

Convite

Durante a entrevista, o secretário Beto Martins convidou os representantes da ACIL e do Fórum das Entidades, para uma visita à secretaria, oportunidade em que poderão discutir melhorias para o aeroporto Planalto Serrano.

Mais de um ano de operação

O aeroporto de Correia Pinto, atende a região do Planalto Serrano, Meio-Oeste e Alto Vale do Itajaí, com voos diários da empresa Azul Linhas Aéreas para Viracopos em Campinas/SP e vice-versa.

Desde o início das operações no dia 4 de abril do ano passado, já foram contabilizados mais de 30.288 passageiros, numa média de ocupação de voos de 74%, sendo a maioria de voos comerciais.

Com a realização da 33ª Festa do Pinhão, em junho, a expectativa é de que aumente as vendas de passagens aéreas para os turistas que veem para aproveitar o evento e as belezas naturais da Serra Catarinense.

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