Segurança Compartilhar
Em chamas

Combate a incêndio em vegetação dura mais de seis horas em Campo Alegre

Equipe dos bombeiros de São Bento do Sul precisou ser acionada para ajudar no combate

• Atualizado

Mariana Pedrozo

Por Mariana Pedrozo

Foto: CBMSC/Divulgação
Foto: CBMSC/Divulgação

Na tarde de segunda-feira (15), um incêndio de grandes proporções que atingiu uma vegetação em Campo Alegre mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros Militar. As chamas estavam espalhadas em vários pontos do local, devido as palhas secas da vegetação e o vento.

Conforme a guarnição, já que o terreno era ingrime houve muita dificuldade para combater o fogo, principalmente no deslocamento com batedores, bombas de água costais e soprador na subida, a propagação acelerada de baixo para cima pela inclinação e a impossibilidade de acesso com viaturas portadoras de água para resfriamento.

O combate ao incêndio durou mais de seis horas e precisou do reforço de uma equipe dos bombeiros de São Bento do Sul. Não foi possível precisar ao certo quantos litros de água foi usado, uma vez que foram enchidas, bombas costais muitas vezes.

Segundo os bombeiros, equipes seguem monitorando o local, pois algumas palhas de pinheiros podem fazer o fogo reacender.

Alerta do Corpo de Bombeiros

Os bombeiros orientam que a população não inicie queimadas, especialmente a colocação de fogo em lixo, terremos e pastagens. A orientação serve não somente para essa época de geadas e estiagem, mas para todo o decorrer do ano, uma vez que ações como essa podem ocasionar graves acidentes considerando a possibilidade de ventos que costumam acelerar a propagação de chamas.

Evitem, também, acender fogueiras em áreas de vegetação, jogar bitucas de cigarro na mata ou mesmo em beiras de estrada. Atitudes como essa por vezes consideradas inofensivas, podem resultar em incêndios.

O CBMSC ressalta, ainda, que a Lei 9.605/98, chamada de Lei de Crimes Ambientais, prevê multas e até prisão para quem provocar incêndios em mata ou floresta e, para quem fabricar, transportar e/ou soltar balões. Além disso, ao avistar um incêndio em vegetação, deve-se ligar imediatamente para o Corpo de Bombeiros Militar pelo 193.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.