Política Compartilhar
Regras

Bolsonaro tem 30 dias para deixar os Estados Unidos ou mudar visto

Porta-voz dos EUA explicou como a regra funciona.

• Atualizado

Renato Becker

Por Renato Becker

Beatriz Agnes

Por Beatriz Agnes

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O porta-voz do Departamento de Estado dos Estados Unidos, Ned Price, disse que autoridades de Estado possuem o prazo de 30 dias para deixar o país ou obterem um novo visto caso estejam no território após deixarem o cargo. O ex-presidente Jair Bolsonaro se enquadra nessa situação, por ter entrado nos EUA quando ainda possuía o visto “A’, concedido a autoridades de Estado estrangeiras, mas ter deixado o posto quando estava nos EUA.

“De um modo geral, um visto A é reservado para alguém que está envolvido em negócios oficiais nos Estados Unidos em nome de seu governo”, destacou Price em coletiva à imprensa na última segunda-feira (10). Ele foi questionado sobre a situação do ex-presidente brasileiro, mas disse que não poderia comentar o caso de um indivíduo, mas esclarecer como funcionam as regras de forma geral.

Agora, Bolsonaro pode optar por deixar os EUA dentro dos 30 dias, que começaram a contar em 1º de janeiro, quando Lula assumiu a presidência. O ex-chefe do executivo também pode pleitear um novo visto, que pode ser de turista, negócios, estudante, ou de outro tipo que se qualificar.

O porta-voz também explica que o visitante estrangeiro, como Bolsonaro, que não deixar o país dentro do prazo e não conseguir se regularizar com um novo visto, pode ser removido pelas autoridades.

“Então, se um indivíduo não tem base para estar nos Estados Unidos, um indivíduo está sujeito a remoção pelo Departamento de Segurança Interna”, destaca Ned Price.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.