Tempo Compartilhar
Alerta climático

Nevascas extremas nos EUA deixam 60% da população sob alerta climático

Frio congelante atinge até a ensolarada Flórida. Até o momento, seis pessoas morreram em acidentes

• Atualizado

SBT News

Por SBT News

Expectativa é que o centro e o leste dos Estados Unidos sejam os mais afetados, com perigosas quedas de temperaturas | Reprodução/SBT
Expectativa é que o centro e o leste dos Estados Unidos sejam os mais afetados, com perigosas quedas de temperaturas | Reprodução/SBT

A onda de nevascas extremas e o frio congelante que está atingindo os Estados Unidos neste fim de ano fez com que cerca de 60% da população do país esteja sob algum tipo de alerta climático. A situação é tão extrema que mais de 5,7 mil voos foram cancelados na sexta-feira (23), enquanto milhões cruzam o território dentro e fora dele por conta das festas de Natal. Seis pessoas morreram por conta de acidentes em estradas. 

Considerada por meteorologistas de Nova York como “tempestade única de uma geração”, as condições extremas podem fazer com congelar quem estiver ao ar livre em poucos minutos. O efeito da nevasca, em algumas regiões, chega a ser “cegante”. A tempestade de inverno também se manifesta em chuva congelante, inundações e altíssimos riscos, principalmente de morte. 

Diante do cenário aterrorizante, empresas de energia elétrica pediram à população que economizem eletricidade, evitando o uso desnecessário, já que usinas estão operando no limite, em dificuldade por conta do frio. 

Seis pessoas morreram por conta de acidentes em estradas norte-americanas. Frio congelante atinge 60% do país | Reprodução/SBT

A dimensão do clima congelante no país vai da região dos Grandes Lagos, próximo da fronteira com o Canadá, até as proximidades da fronteira com o México. Quedas de temperaturas drásticas e fora do padrão foram observadas do leste das Montanhas Rochosas até a cordilheira dos Apalaches, do outro lado do país. Até a ensolarada Flórida será atingida, com alerta de congelamento enviados para grande parte do estado. 

A expectativa é que o centro e o leste dos Estados Unidos sejam os mais afetados, com perigosas quedas de temperaturas. As condições do clima afetaram rodovias, além dos milhares de voos e mortes nas estradas. 

Segundo meteorologistas, o inverno congelante é resultado de um “ciclone-bomba”, fazendo com que a pressão atmosférica caia de forma drástica e rápida durante uma tempestade, provocando nevascas. 

*com informações da Associated Press 

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.