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Processos seletivos

Startup catarinense aposta na criação de “ecossistema de vendas tech” 

Plataforma da startup irá conectar empresas a vendedores da área de tecnologia.

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto:Tima Miroshnichenko | Pexels
Foto:Tima Miroshnichenko | Pexels

A SalesHunter, startup catarinense especializada em recrutamento de vendedores para empresas de tecnologia, vai reunir em uma mesma plataforma executivos, empreendedores e profissionais de vendas. Em diferentes ambientes, o usuário terá acesso a descontos em cursos, vagas abertas, sistema para acompanhamento de processos seletivos, entre outras funções. A plataforma também terá comunidades segmentadas e um feed para discussão de boas práticas, rotinas, benchmarking e relacionamento. “Apostamos que deva existir um ‘ecossistema de vendas’ de tecnologia. Um espaço de convívio e crescimento para profissionais e empresas”, diz o CEO da empresa, Gustavo Salles. 

Segundo ele, a venda de produtos de tecnologia está se tornando cada vez mais complexa, o que exige a avaliação constante de processos pelas empresas e atenção dos profissionais. “Vendas simples e repetitivas estão se tornando cada vez mais automatizadas, feitas praticamente sem intervenção do vendedor. Ao mesmo tempo, em tempos de orçamentos enxutos, a comercialização de itens mais complexos exige postura consultiva, de um profissional que conheça seu produto e entenda processos e negócios do cliente. Para avançar nesse novo cenário é importante aproximar empreendedores e vendedores”. 

Além da plataforma, a SalesHunter aposta em eventos presenciais periódicos e em um curso de formação de novos profissionais como ferramentas para complementar o esforço de aperfeiçoamento do mercado. As ações fazem parte do novo posicionamento de marca da empresa, que acabou de completar seu rebranding para consolidar as ações que têm sido feitas desde 2021. “O retorno das atividades no pós-pandemia trouxe o desafio de unir esses profissionais”, diz Salles. A empresa criou há tempos o Beer N’ Sales, evento que já teve edições em Florianópolis, São Paulo e Curitiba. “O que vemos é a necessidade de eventos que promovam um networking real, com trocas entre os profissionais”. 

No entanto, apenas reunir a comunidade não foi suficiente. A empresa entendeu que para suprir a falta de mão de obra era necessário investir em capacitação. Em 2021 foi criada a primeira turma do curso SDR Agora, que ensina as bases para atuação como Sales Development Representative ou, em português, representante de desenvolvimento de vendas. Até o momento, 120 pessoas já receberam a formação online e 100% gratuita. Um novo curso, com mais 40 pessoas, está em andamento.

Muitos dos alunos do SDR Agora fazem parte dos mais de 250 profissionais recrutados pela SalesHunter nos últimos 12 meses – três dezenas deles para trabalho remoto para empresas de outros países, com remuneração em dólar.  A startup já ajudou a criar o time de vendas de cerca de 500 clientes, entre eles nomes como: Omie, RD Station, Octadesk, Byju’s, Falconi, Bornlogic, Meetime e Involves. 

“Atuamos em conjunto com o RH das empresas para agilizar o tempo de contratação e criar o match perfeito entre candidatos e vagas disponíveis”, diz Salles. 

Segundo o levantamento Inside Sales Benchmark, da Meetime, times de vendas tem turnover superior a 50%. Na prática, isso gera gastos de mais de R$ 14 mil aos contratantes. Além disso, é comum que vagas fiquem abertas por mais de 40 dias, represando vendas e reduzindo o sucesso das empresas. 

Com as mudanças a empresa espera apoiar o mercado, consolidar uma comunidade de vendas e criar novos talentos para reduzir a falta profissionais. A expectativa é encerrar 2022 com faturamento superior a R$2 milhões.

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