Política Compartilhar
denúncia

“Não podemos aceitar como ‘brincadeira'”: Vereadora assediada por colega publica nota oficial e ressalta que fará boletim de ocorrência

O ocorrido veio a público através de um vídeo publicado por Carla, que mostra o vereador Marquinhos (PSC) tentando beijá-la a força

• Atualizado

Redação

Por Redação

Imagem: Redes sociais / Reprodução
Imagem: Redes sociais / Reprodução

Diante do assédio que sofreu na última quarta-feira (07), a vereadora de Florianópolis Carla Ayres (PT) publicou uma nota oficial em suas redes sociais referente ao caso, que ocorreu durante uma sessão na Câmara Municipal.

O ocorrido veio a público através de um vídeo publicado por Carla, que mostra ela sendo abordada pelo vereador Marquinhos (PSC), que em seguida a abraça por trás e tenta beijá-la a força. Em nota, a vereadora repugnou a ação e ressaltou que irá realizar um boletim de ocorrência pelos crimes de importunação sexual e violência política de gênero.

Confira a nota:

Na sessão da última quarta-feira (7), fui agarrada à força pelo Vereador Marquinhos (PSC), após descer da tribuna durante a discussão de um projeto na Câmara Municipal de Florianópolis. O parlamentar me puxou pelo braço e quando tentei me soltar, ele levantou, me agarrou por trás e tentou me beijar contra a minha vontade. As imagens da TV Câmara mostram minha indignação diante daquela situação, enquanto Marquinhos ria do ocorrido.

Diante dos casos sucessivos de importunação sexual e violência política de gênero no nosso país, não podemos aceitar como “brincadeira” o que há tanto tempo lutamos para dizer que é inaceitável. A postura do vereador confronta o decoro parlamentar e agride não apenas a mim, mas todas as mulheres de Florianópolis, que historicamente foram sub-representadas no parlamento municipal.

Ainda mais grave é o fato de o crime ter ocorrido na mesma sessão em que foi aprovada a criação da Procuradoria da Mulher na Câmara Municipal de Florianópolis. A proposta foi apresentada pela Comissão da Mulher, na época de minha presidência, e reapresentada pela Mesa Diretora, como determina o regimento. Dentre as atribuições da procuradoria está o recebimento, análise e encaminhamento aos órgãos competentes das denúncias de violências e discriminação contra a mulher.

O fato, que ganhou repercussão nacional, precisa de uma resposta contundente da Câmara Municipal de Florianópolis e do Judiciário. Inclusive, iremos encaminhar à Mesa Diretora uma representação para que convoque imediatamente a Comissão de Ética da Câmara Municipal de Florianópolis para que se manifeste acerca da quebra de decoro. Também irei registrar um Boletim de Ocorrência pelos crimes de importunação sexual e violência política de gênero, para que o parlamentar seja responsabilizado por seus atos.

Reitero minha disposição de continuar lutando contra todas as formas de violência política de gênero e contra a violência cotidiana que milhares de mulheres sofrem diariamente no nosso país. Não iremos retroceder, nem silenciar na busca por responsabilização pessoal e institucional decorrente de práticas violentas contra as mulheres do nosso país.

Veja o vídeo:

Veja a reportagem

Vereador se pronunciou sobre o caso

O vereador Marquinhos (PSC) se pronunciou novamente, nesta quinta-feira (7), sobre o vídeo onde ele aborda a vereadora Carla Ayres (PSC), a abraça por trás e tenta beijá-la a força. Na nova nota, o político pede desculpas pela sua atitude.

Nota

Lamento profundamente a situação ocorrida durante a sessão da Câmara Municipal da última quinta-feira. Admiro e respeito a vereadora Carla Ayres e já pedi diretamente a ela sinceras desculpas por meu comportamento. Acredito ser necessário, no momento, fazer o mesmo pedido – de sinceras desculpas – a todas as mulheres que se sentiram ofendidas por minha atitude. O gesto que tive foi espontâneo, mas reconheço que inadequado.
É de minha autoria projeto que tem por objetivo incentivar que as mulheres participem de forma mais ativa da política de nossa cidade. Se for aprovado, o texto entrará em vigor com o nome de Lei “Olga Brasil da Luz”, primeira vereadora a exercer a função em Florianópolis.
Agradeço as manifestações de carinho e solidariedade, e reafirmo meu respeito pela vereadora Carla Ayres, a quem peço novamente desculpas pelo gesto impensado.

O vereador também se pronunciou sobre o ocorrido, veja em:

>>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.