Saúde Compartilhar
Impressionante

Pessoas paralisadas voltaram a andar após testes de pesquisa

Trabalho levou várias anos e foi publicado nesta quarta-feira (9)

• Atualizado

SBT News

Por SBT News

Foto: NeuroRestore/Jimmy Ravier
Foto: NeuroRestore/Jimmy Ravier

Um estudo coordenado pelos diretores do centro de pesquisa, inovação e tratamento NeuroRestore fez com que nove pessoas que ficaram paralisadas devido a uma lesão na medula espinhal recuperassem algumas funções motoras. 

Os cientistas submeteram os pacientes a estimulação elétrica da área que controla o movimento das pernas, por meio de implantes epidurais criados em laboratório, e, assim, eles voltaram a conseguir caminhar.

O trabalho, que levou vários anos, foi publicado nesta quarta-feira (9) na revista científica Nature. Segundo os pesquisadores, mesmo após o término da neuro reabilitação e quando pararam de fazer a estimulação elétrica, as funções motoras recuperadas permaneceram, o que sugeriu que as fibras nervosas usadas para caminhar tinham se reorganizado nos paciente.

Posteriormente, os cientistas chegaram à conclusão de que os neurônios Vsx2 haviam se reorganizado para trazer de volta a capacidade das pessoas de caminharem. Para fazer a descoberta, analisaram primeiramente esses neurônios em camundongos. No animal, essas células do sistema nervoso foram essenciais para a capacidade de andar ser recuperada após lesão na medula espinhal. 

>>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.