Sendy Luz

Jornalista e especialista em growth com formação na UFSC, pós-graduada em marketing digital e certificação em Business Intelligence e Business Analytics com Data Science pela PUC RS.


Colunistas Compartilhar
RD Summit 2022

RD Summit destaca Metaverso e influenciadores digitais

O maior evento de marketing digital e vendas do Brasil trouxe grandes nomes e muito conteúdo rico

• Atualizado

Por

Os últimos dias do maior evento de marketing digital e vendas do Brasil trouxe muito conteúdo rico. O RD Summit destacou Metaverso e influenciadores digitais como uma das chaves para o sucesso.

No caminho, um encontro maravilhoso com Martha Gabriel. No meu ponto de vista é um dos maiores nomes do marketing digital do Brasil.

Bora conferir um pouco mais de como foi?

Metaverso e planejamento

Quem ainda não entrou na onda do metaverso está atrasado. Este é um dos assuntos mais relevantes do momento e cada vez abre mais espaço para debates. 

Uma coisa que eu achei muito interessante e a Martha abordou é a questão da relação on e off. Na verdade as pessoas buscam produtos e espaços específicos, mas também procuram proximidade.

Assim, a busca é pelas coisas únicas que elas possam ter. Isso vai migrar para o metaverso, pois lá também existe a possibilidade da compra de produtos. Com certeza o metaverso vai estar em tudo em 2023, seja uma apresentação para sua equipe comercial, por exemplo, ou em apresentações novas do seu produto.

O metaverso é realidade tanto na venda entre empresas quanto na venda para o cliente final. Vale ficar de olho porque isso vai revolucionar como tantas outras coisas no passado , como a revolução que vivemos com a internet e mudou muita coisa no mundo.

 >> Siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook

Mensuração de resultados com influenciadores digitais

A palestra sobre influenciadores digitais também foi muito interessante. A proporção desse mercado no Brasil é enorme, e não para de expandir. Por sua vez, o desafio é identificar a qualidade destas contas.

Assim, uma das questões abordadas é que existe uma maneira de você calcular o retorno sobre investimento com influenciadores digitais. É algo muito importante para entender a qualidade da campanha neste meio.

O tema metaverso e influenciadores digitais foi só um deles. Confira mais assuntos abordados.

RD Summit recebe Boca Rosa

A Bianca Andrade, mais conhecida como Boca Rosa, também passou pelo palco do evento. Ela falou sobre a carreira. A origem de Bianca é a da favela do Rio de Janeiro e hoje está  à frente de uma das empresas que mais faturam no campo da beleza no Brasil.

Foi uma palestra bem bacana sobre planejamento. Não é à toa que ela vem se destacando no mercado, por trás do rosto bonito tem muito preparo e estudo. São inspirações de grande importância para o planejamento de 2023. com uma novidade: a Boca Rosa lançou seu avatar no metaverso. 

Saiba falar a linguagem do seu cliente 

O palestrante Wil Reynold abordou um tema que vem preocupando muito os especialistas de marketing quando o assunto é “resultado no Google”. A grande mudança está no formato.  A geração atual não procura mais conteúdo apenas no Google.

O Tik Tok, por exemplo, passou a ser usado como plataforma de busca. O que o Google está aprendendo com isso? Que mais do que nunca as marcas devem usar vídeos e imagens de alta qualidade para as buscas. 

Wil Reynolds, Founder & Vice President of Innovation – Seer Interactive

Porém, não se engane. O trabalho com SEO ainda é muito relevante, mas com estratégia e busca por palavras corretas com ferramentas como Semrush, por exemplo. 

Uma estratégia interessante é comparar as palavras chave no TikTok e YouTube. Ficar de olho no ranking dessas palavras vai ajudar na estratégia. 

Pessoas com deficiência podem e devem ocupar todos os espaços

A famosa Pequena Lo também arrebentou em espontaneidade. A pequena Lo é formada em psicologia, curso que ajudou muito no seu autoconhecimento. Ela vem bombando desde 2020 nas redes sociais.

Na oportunidade, ela mostrou com muito orgulho as suas últimas capas de revista e empolgou o público com as fotos da família, sua garra e conexão. 

Influenciadora Pequena Lo 

Magalu e o perfil como influenciadora digital

Você sabia que a Lu, personagem do Magazine Luíza, é a maior influenciadora virtual do mundo? O motivo é que ela se envolve verdadeiramente com a comunidade. Podemos citar como exemplo: pautas sociais, raciais e conectadas com o público da marca. 

Foram ações com mulheres, vagas para negros na Magalu, ente outros. É importante destacar que a verdadeira essência dela é ser real, mesmo sendo uma personagem.

Ela tem quase 6 milhões de seguidores no Instagram e a marca usa a personagem em todas as plataformas. Em resumo, uma sacada que deu certo.

Pedro Alvim, Gerente Sr de Redes Sociais da Magalu

Estratégias para marketing digital também envolvem pessoas 

A palestra de Rosângela Menezes tremeu o RD. A CEO da Awalé falou sobre a importância da diversidade e de diferentes pessoas para o real resultado dos negócios.

 Por sua vez, ela deu dicas imponentes para conteúdo e estratégia. Podemos citar o SXO, que nada mais é que a otimização da experiência do conteúdo. Isso vai desde site dentro das diretrizes de UX, até textos seguindo bem as regras de SEO. 

Mas as surpresas não pararam por aí! 

Experiência no centro do todo 

Foi na palestra de Fernando Kimura que vivemos uma experiência disruptiva. Mas o que ocorreu? Bem, a palestrante fez cada um pensar em sair da caixa antes de idealizar estratégias de marketing. 

Fernando nos levou a pensar o que realmente vale a pena criar. Saia da caixa. Vá para os museus, confira as artes livres de rua. Tudo isso é fundamental para criar e entregar mais novidades para seus clientes. 

Comunidades: presente e futuro 

Reunir pessoas com o mesmo interesse é fundamental. Assim, uma das palestras focou em comunidades. O assunto está em alta e deve permanecer desta forma por um bom tempo. Um ponto importante foram os passos para o sucesso de uma comunidade.

Em primeiro lugar, comece pelo porquê, identificando o foco da comunidade. Em seguida é preciso identificar o seu público, entender as características específicas. Não pense tão grande no começo, foque na entrega de valor

Mas não é só isso, é importante definir métricas de sucesso que serão seus indicadores. Por último, contrate um profissional para cuidar dessa comunidade e aí prepare-se para a escala.

Encerramento Surpreendeu

Com certeza o RD Summit cumpriu com as expectativas. As palestras trouxeram muito conhecimento e atualização, seja para quem está entrando no mercado ou profissionais que já atuam, pessoas ligada ao metaverso e influenciadores digitais

Temas como metaverso, análise de dados, construção de conteúdo e segurança digital foram a chave para este sucesso. Em muitos momentos foi possível identificar que o que era dito fazia parte da realidade de mercado e também abria novas possibilidades.

Outro ponto positivo é a troca de experiências. É possível conectar-se com pessoas de todas as partes do Brasil e até do exterior. Isso amplia nossos contatos e só tem a agregar. 

Momento final do RD Summit 2022

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.