Cotidiano Compartilhar
Carga de luxo

1235 carros de luxo desembarcam de navio com 200 metros de comprimento em Itajaí

Embarcação trouxe a bordo 1235 veículos importados das montadoras

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Paulo Adriano Leite (COSEG/SPI) / Porto de Itajaí / Divulgação
Foto: Paulo Adriano Leite (COSEG/SPI) / Porto de Itajaí / Divulgação

Mais de 1,2 mil carros de luxo foram descarregados de um navio no Porto de Itajaí, na manhã de domingo (23). O navio de carga atracou no cais público trazendo veículos importados, sendo 666 modelos da montadora alemã BMW e 569 modelos da montadora General Motors do Brasil (GM). Esse sistema que os veículos são conduzidos para fora do navio rodando, se chama rool on roll off.

O navio Columbia Highway tem bandeira do Panamá e possui 199,97 metros de comprimento, por 32,26 metros de boca largura para transportar cargas sobre rodas. O navio é veio do Porto de Cartagena, na Colômbia.

De acordo com a Coordenadoria de Operações e Inteligência da Fiscalização da Superintendência do Porto de Itajaí, entre as 1235 unidades das montadoras BMW e General Motors do Brasil (GM), o peso total dos veículos que foram transportados até o porto de Itajaí, são de 2.128 toneladas. Ao desatracar do cais público, a embarcação segue seu trajeto marítimo com destino ao porto de Zarate, Argentina

O navio Columbia Highway, pertence a companhia de transporte oceânico, Armador, K-LINE, originária do Japão. No porto de Itajaí, este tipo de operação ocorre mensalmente desde março deste ano, período em que houve a retomada deste tipo de operação. Durante o processo de descida dos carros até o pátio, a ação pode levar em média de cinco horas, dependendo da quantidade de veículos a serem retirados de dentro da embarcação.

“A logística do Porto de Itajaí é eficiente, refletindo no cuidado com a condução dos veículos, por meio de agentes portuários, para não haver nenhuma irregularidade neste procedimento na área pública. Este tipo de operação nos diferencia de portos brasileiros que não atuam com este sistema, comprovando a qualificação dos nossos trabalhadores portuários”, destaca Fábio da Veiga, Superintendente do Porto de Itajaí.

Ainda conforme a Coordenadoria de Operações e Inteligência da Fiscalização da Superintendência do Porto de Itajaí, até o momento, em oito operações com navios Roll On Roll Off, 5448 veículos foram desembarcados.

O procedimento realizado após o desembarque, consiste na deslocação dos veículos para os pátios, onde são vistoriados. Posteriormente, os automóveis são embarcados em caminhões cegonheiras, sendo destinados para outras cidades e estados do Brasil.

Veja o vídeo

Leia também

>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.