Cotidiano Compartilhar
Oktoberfest

Saiba como é organizado o cardápio da Oktoberfest de Blumenau

O cardápio começa a ser planejado 10 meses antes da festa

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Michele Lamin, Prefeitura de Blumenau
Foto: Michele Lamin, Prefeitura de Blumenau

Auxiliar na organização de um evento tão grande quanto a Oktoberfest não é tarefa fácil, somente na última edição quase 580 mil pessoas passaram pelos pavilhões da Vila Germânica. E para que tudo dê certo e o público possa se divertir, a organização tem início bem antes. “A festa dura 19 dias, mas para quem realiza o planejamento tudo começa lá em janeiro”, conta Bruno Deola Nasatto, coordenador do restaurante Senac Blumengarten.

Mas como surgiu a parceria com o Senac no trabalho de consultoria? Em 2013, a instituição foi chamada para operar um estande de salsichões. Já em 2015, devido aos procedimentos de qualidade, limpeza e rapidez em servir, aplicados nesse estande, o parque Vila Germânica convidou a equipe para ensinar os outros restaurantes a atuarem dessa mesma maneira e assim, o Senac SC se tornou o consultor oficial da festa.

“Entre as principais atividades desempenhadas está o auxílio na construção do cardápio, foi feito assim um trabalho que trouxe a cultura alemã de fato, retirando os pratos que não tinham relação com a gastronomia germânica e deixando apenas a comida típica. A cada ano pensamos também em novos produtos, quando ofertamos para a organização e eles decidem pela oferta ou não durante a Oktoberfest”, conta o chef do Senac Blumengarten, Heiko Grabolle.

E para cumprir todo o planejamento é preciso contar com pessoas, por isso, nesta edição, foram contratadas cerca de 90 pessoas, entre atendentes de evento, cozinheiros e estoquistas. Além disso, há a equipe fixa na organização, inclusive com nutricionista.

Atenção aos cuidados sanitários

Outra preocupação dos organizadores é quanto às práticas de manipulação e produção de alimentos, sempre com o objetivo de eliminar qualquer risco para a saúde das pessoas. Assim, a equipe do Senac assessora os restaurantes participantes sobre às normas de vigilância sanitária, por meio de treinamento.

“Desde 2015, conforme a licitação, realizamos treinamento com as equipes de todos os estandes. Assim, a licitação só permitia que os comerciantes pudessem vender os alimentos se passassem pelo treinamento do Senac”, afirma Heiko.

Organização e tradição

Ainda em 2015 foi criado o conceito “Haus”, que significa casa em alemão. Esse conceito é aplicado até hoje e segmenta a comida na Oktoberfest. “Antes havia três ou quatro estandes que vendiam hambúrguer, frango ou batata recheada, por exemplo. Agora, fica mais organizado, as pessoas encontram por seção”, diz o chef. A arquitetura também está presente, por isso, buscou-se usar a técnica enxaimel, que remete às construções tradicionais alemãs.

E por falar em tradição, a equipe analisa muito bem os pratos e prioriza as receitas tipicamente alemãs, entre elas o flammkuchen, pizza alemã, fina, crocante e saborosa. É um dos pratos mais vendidos da Oktoberfest e este ano serão oferecidos seis sabores diferentes.

Além disso, há uma nova versão da linguiça Blumenau, a linguicinha. Em formato menor, a iguaria lembra o aspecto da linguiça húngara, muito consumida na Europa, mas com todo o sabor da Linguiça Blumenau. Foram feitos diversos testes, sempre com a receita idêntica à da linguiça Blumenau. A tripa utilizada foi a de carneiro e a defumação foi um pouco mais sutil, devido ao tamanho ser menor. A sugestão de consumo é como um lanche, um snack para ser comido a mão em conjunto com uma bebida refrescante.

Veja outras iguarias:

Spätzle Haus: é o macarrão alemão, fresco e artesanal. É um dos pratos mais vendidos da Oktoberfest. Serão oferecidos 4 sabores e ainda porção para crianças e adultos. Servidos com molho de goulash, strogonoff, linguiça ou gorgonzola.

Stammtisch Haus: o ponto para experimentar os autênticos petiscos alemães, para comer na mão, como linguicinhas e torresmo.

Eisbein Haus: uma casa para servir um dos pratos mais famosos da região: o joelho de porco, o chamado Eisbein. Servido em duas versões: com ou sem osso.

Sauerkraut Haus: O chucrute é um dos ingredientes mais famosos da culinária alemã e o Senac transformou num dos pratos mais cobiçados da festa: serão servidos em três sabores típicos: Linguiça Blumenau, bacon e salsicha.

Strudel Haus: A casa mais doce da festa, perfeita para completar a experiência na culinária alemã.
As crianças não ficam de fora do evento, por isso, o chef do Senac Blumengarten, Heiko Grabolle, conta que diversos pratos foram pensados também no tamanho kids.

>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.