Cotidiano Compartilhar
Robótica

Mais de 20 mil estudantes são beneficiados com Projeto Robótica Educacional em Florianópolis

A iniciativa é desenvolvida em 38 escolas e na Educação de Jovens, Adultos e Idosos

• Atualizado

Redação

Por Redação

Estudantes da EBM Costa De Dentro nas aulas de robótica e o educador de Tecnologia Educacional, Paulo Henrique Farias | Foto: Divulgação
Estudantes da EBM Costa De Dentro nas aulas de robótica e o educador de Tecnologia Educacional, Paulo Henrique Farias | Foto: Divulgação

Com mais de 20 mil estudantes, o Projeto Robótica Educacional foi implantado em 40 unidades da rede municipal de ensino de Florianópolis. Os beneficiados estão distribuídos entre as 38 escolas da Prefeitura e a Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA) do Centro de Educação Continuada, na Ilha, e da Biblioteca Pública Municipal Barreiros Filho, no Continente.

A iniciativa visa estimular o pensamento computacional e ensinar habilidades organizacionais, socioemocionais, cognitivas, comportamentais e de comunicação que enriquecem o processo de aprendizagem, por meio de uma metodologia ativa que utiliza peças de LEGO Education.

Nas unidades educativas foram disponibilizados dois modelos de conjuntos tecnológicos, com kits de robótica, que são alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e possuem atividades que se conectam com a realidade.

Mão na massa

Durante as aulas são utilizados os mecanismos da cultura maker, que remete à ideia de que todos podem criar objetos com as próprias mãos, e o trabalho em equipe, que permite que a garotada construa robôs e divida diferentes funções para realizar tarefas práticas.

A cada encontro, os estudantes entregam os projetos testados e finalizados. Após algumas aulas, eles são desafiados a criar o próprio protótipo conforme os conhecimentos adquiridos.

“Estamos vendo muito crescimento na manipulação e na criatividade desses meninos e meninas. Eles estão agregando novos conceitos e já ficam na expectativa de uma nova atividade”, relata o educador de Tecnologia Educacional da EBM Costa De Dentro, Paulo Henrique Farias.

Os professores da rede municipal de ensino participaram de uma ampla capacitação, que os preparou para a vivência das aulas de robótica. O projeto também conta com orientadores educacionais especialistas na área que acompanharão os profissionais ao longo do ano letivo.

>> SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.