Segurança Compartilhar

Mulher atingida por roda em autódromo de SC volta para a UTI 24 dias após acidente

A roda a acertou a cabeça da vítima, o que causou fraturas no rosto, atrás da cabeça e nas vértebras

• Atualizado

Vitória Hasckel

Por Vitória Hasckel

Fotos: Redes sociais / Reprodução / Internet
Fotos: Redes sociais / Reprodução / Internet

Mais de 20 dias após ser atingida por uma roda que se desprendeu de um carro no autódromo Cavalo de Aço, Cristiane Fiório, de 39 anos, precisou retornar para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na terça-feira (13). No dia 21 de agosto, Cristiane assistia uma competição no autódromo quando foi atingida na cabeça por uma roda que se desprendeu de um carro e sofreu fraturas no rosto, atrás da cabeça e nas vértebras. Logo após o acidente, a vítima teve uma parada cardíaca.

“Hoje a Cristiane Fiório voltou para a UTI… ela tinha ido para a enfermaria na sexta. Quanta agonia passamos, quantas orações fizemos e fazemos desde o dia 21/08″, escreveu Neide Atz Fiorio, parente da vítima nas redes sociais. Desde o acidente, Cristiane, que é moradora de Catanduvas, está internada no Hospital Universitário Santa Terezinha. Internada, ela já esteve intubada e foi diagnosticada com infecção.

Familiares pedem por justiça

Familiares de Fiorio vêm utilizando as redes sociais para cobrar por mais segurança no autódromo e responsabilização dos responsáveis pelo local. “Cris foi assistir um evento, sofreu um acidente gravíssimo e está há três semanas lutando pela vida (…) Fatalidade ou negligência? Sim, eu acho que houve negligência na segurança para os que assistiam, pois pelo menos duas vezes já havia soltado roda em competições”, escreveu Neide.

Para a parente de Cristiane o evento não possuía a segurança e prevenção necessária para acontecer “Faltou segurança, prevenção e pelo jeito sobra omissão e descaso, no meu entender, pois os promotores do evento passaram a responsabilidade da saúde da Cristiane para o SUS”, disse.

Procurada, a Federação Automobilismo Estado Santa Catarina (FAUESC) informou que desde o dia do acidente não recebeu informações sobre o quadro clínico de Cristiane, nem pedidos e cobranças sobre o acidente. “Em relação a segurança, havia liberação e alvarás necessários para o evento”, disse a FAUESC.

Relembre o acidente

Cristiane foi atingida por uma roda durante a competição de automobilismo no autódromo Cavalo de Aço, em Joaçaba. A professora foi ferida na cabeça após o objeto se desprender de um veículo participante da corrida.

Após ser atendida por um médico que estava no local, que fez os primeiros socorros, ela foi encaminhada ao Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST).

Segundo informações de familiares da vítima, ela havia acabado de chegar no local e se sentado para assistir ao evento. Eles também informaram que ela está com um coágulo no cérebro e que a equipe médico disse ser necessário esperar 72 horas para depois realizar correções.

*Com informações do portal Michel Teixeira

Piloto morreu no evento

No mesmo dia do acidente com a professora, um trágico acidente terminou com a morte do piloto e empresário Joaçabense, Marcelo Cancelli, de 40 anos, em Joaçaba.

Ele pilotava um carro na prova da categoria 3h, quando perdeu o controle da direção, saiu da pista e bateu contra uma árvore. Após ser socorrido, Marcelo foi encaminhado ao hospital em parada cardíaca, com um grave traumatismo craniano e não resistiu.

No mesmo evento, um outro acidente foi registrado. Um carro capotou e afetou outros três carros que realizavam a prova de automobilismo. Não houve feridos.

Confira a nota da organização sobre o acidente que matou piloto

COMUNICADO

A FAUESC (Federação de Automobilismo do Estado de Santa Catarina) comunica o falecimento do piloto federado Marcelo Cancelli de 41 anos, natural de Joaçaba (SC) na tarde deste domingo, 21 de Agosto de 2022.

Após um grave acidente no autódromo Cavalo de Aço em Joaçaba, o piloto foi resgatado pela ambulância do evento e encaminhado ao Hospital Santa Teresinha que atestou seu óbito.

A FAUESC e o Auto Moto Clube de Joaçaba, promotores do evento, atestam que o veículo estava totalmente homologado e apto para participação no evento em segurança, assim como o equipamento de segurança e proteção do piloto foram vistoriados antes da realização da prova.

FAUESC, Auto Moto Clube de Joaçaba, pilotos, preparadores e amigos lamentam profundamente a perda do piloto campeão brasileiro de Automobilismo na terra com uma honrosa história neste esporte.

>> SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK.

Leia também

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.