Meio Ambiente Compartilhar
Abaixo do peso

Lobo-marinho desidratado é resgatado em praia de Florianópolis

Resgate aconteceu na manhã deste domingo (11), na Praia dos Ingleses

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: PMP | R3 Animal | Divulgação
Foto: PMP | R3 Animal | Divulgação

Um lobo-marinho-subantártico (Arctocephalus tropicalis) foi resgatado na Praia dos Ingleses, em Florianópolis, durante o monitoramento diário das praias, na manhã deste domingo (11).

Num primeiro momento, a equipe de campo do PMP-BS/R3 Animal cercou a área para preservar a integridade e o descanso do animal, mas devido à presença de inúmeros banhistas curiosos causando desconforto ao lobo-marinho, optou-se pela translocação dele para uma praia com menor fluxo de pessoas para ser avaliado.

Segundo a veterinária Daphne Wrobel Goldberg, o animal, um macho adulto, medindo 1 metro e 44 centímetros de comprimento e pesando 50 quilos, está abaixo do peso e desidratado. “Pelo fato de o lobo-marinho apresentar exaustão e possuir uma massa entre 8 a 10 cm de diâmetro na mandíbula direira, ele foi levado para o Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CePRAM/R3 Animal) onde passará por exames complementares para buscarmos o tratamento adequado para o quadro clínico”, explica Daphne.

A equipe da MP-BS/R3 Animal indica que caso uma pessoa aviste um lobo-marinho na praia, mantenha distância minima de 5 metros e ajude a isolar a área. A presença próxima traz desconforto ao animal e causa estresse, com isso, pode ocasionar a baixa na imunidade e deixá-lo debilitado.

“É importante também afastar os animais domésticos. Lembre-se, lobos-marinhos são animais selvagens e caso sintam-se ameaçados podem tentar se defender”, afirma a associação.

É necessário evitar tirar fotos com o uso de flash e nunca fornecer alimento ou forçar o animal a entrar na água, pois caso não esteja debilitado, ele quer apenas descansar e pode ficar no mesmo local por dias consecutivos até recuperar as forças e seguir sem rumo.

Lobo-marinho-subantártico

O lobo-marinho-subantártico faz parte da família dos Pinípedes, que inclue leões, elefantes-marinhos e focas. Esta espécie habita principalmente as ilhas ao norte da Convergência Antártica. Possue uma pelagem de coloração pardo-amarelada no peito e no pescoço, os adultos desenvolvem um pequeno topete. Pode aparecer em nossa região durante o inverno em busca de descanso e de alimento.

Em caso de encalhe de mamífero, ave ou tartaruga marinha debilitada ou morta na praia, o número para contato é 0800 642 3341.

>>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.