Rádio Clube Compartilhar
Números preocupantes

Trânsito: 614 acidentes de trânsito são registrados em Lages de janeiro até agosto

Audiência publica na câmara de vereadores do município discutiu o assunto que vem preocupando a população lageâna

• Atualizado

Rádio Clube

Por Rádio Clube

Foto: Ilustrativa
Foto: Ilustrativa

O grande número de acidentes de trânsito na cidade de Lages está deixando a população e autoridades em alerta. A Av. Belizário Ramos tem o maior número de registros de ocorrências da Polícia Militar. Foram 78 acidentes de janeiro até agosto deste ano.

E os números são expressivos, 70% das ocorrências registradas foram causadas por homens ao volante, na estatística apenas 30% tiveram mulheres envolvidas como responsáveis pelo acidente. O horário mais frequente das ocorrências acontece entre as 16hs as 19h da noite. Segundo a PM, 23% das ocorrências acontecem neste período de tempo.
Uma dica, é ter atenção ao conduzir seu veiculo aos sábados, 19% dos acidentes são causados “pelos embalos de sábado à noite”. Sexta feira e domingo também necessitam de atenção!

Estes foram alguns dos temas e dados que foram debatidos em sessão na câmara de vereadores do município de Lages. Por meio do vereador Ênio do vime, que realizou uma audiência púbica a fim de debater sobre o caótico trânsito de Lages.

O objetivo da audiência foi esclarecer aos moradores de Lages sobre a funcionalidade do trânsito, a fim de discutir acidentes e o número assustador e frequente com que ocorrem no município. Logística, faixas de pedestres, semáforos e horários de pico intensos de circulação, também foram debatidos.

De janeiro até agosto de 2022, foram registrados 614 acidentes de trânsito em Lages. O Tenente Coronel Fabiano da Silva comandante do 6° Batalhão de Policia Militar participou da audiência publica e comenta sobre o alto número de acidentes de trânsito em Lages.

Infelizmente a gente tem observado que o índice de acidentes de trânsito em nosso município de certa forma é um índice elevado. De janeiro até agosto nós já tivemos um registro de 614 acidentes de trânsito. A questão da fiscalização por parte polícia militar tem ocorrido e a gente tem percebido que o que está acontecendo hoje no nosso município é em muitos casos uma falta de atenção e até mesmo uma questão de falta de educação de uma parcela da população. Grande quantidade das autuações , mais de 400 são por condutores não habilitados. Além disso, mais de 200 se reflete na falta atenção no trânsito muitas vezes utilizando o celular, e é uma fração de segundos que pode ocasionar um acidente de trânsito. Percebemos também, a falta de respeito do pedestre, que as vezes é capaz de atravessar menos de um metro da faixa de pedestre e o fato de também estar atravessando a faixa de pedestre não lhe exime da atenção. Então ao chegar para atravessar uma via o pedestre tem que parar, olhar pra realmente ver o fluxo de veículos, ver se o motorista está com a intenção realmente de parar para daí então avançar na faixa, avançar na pista de rolamento, e a gente não percebe isso acontecendo na cidade. O horário de maior incidência de acidentes é por volta das 18h até às 22h, 23h da noite, quando a população aproveita pra sair, pra baladas e acaba fazendo ingestão de bebida alcoólica e isso favorece bastante a ocorrência dos acidentes. Nós já viemos fazendo um trabalho, intensificando a fiscalização que já resultou em mais de 4mil autuações de trânsito ao longo deste ano. A tendência é que a gente fiscalize cada vez mais essa questão da ingestão bebida alcoólica na direção de veículo automotor.

A solicitação da audiência púbica na câmara foi do vereador Ênio do vime, ele deu a sua avaliação sobre a sessão na câmara. O mesmo também foi questionado se já há algum projeto tramitando na câmara em prol do tema levantado.

A gente fez essa audiência pública, no sentido de estar contribuindo através do legislativo. Estamos solicitando ao poder público, que possa estar promovendo aí uma campanha publicitária. Para trazer as pessoas o conhecimento que um ato ou uma atitude dela irregular pode causar a perda de vidas. Então trazendo também a questão de educação. E foi citado muito aqui a questão da formação das pessoas, educação no trânsito. A gente ainda não tem um projeto nesse sentido mas agora a gente vai trabalhar e estudar de que forma que a gente vai poder melhorar a questão do nosso trânsito.

O executivo da DIRETRAN de Lages Newton Silveira fala sobre as observações do departamento de trânsito de Lages, avaliando o tráfego na cidade, e quais os planejamentos para que haja uma solução aos inúmeros acidentes que ocorrem no município.

A solução é só uma. O motorista respeitar a sinalização e o pedestre também. O que acontece em Lages hoje é o descaso do motorista com o pedestre. O pedestre no desrespeito a faixa de segurança, não respeitar o semáforo fechado, e tudo passa pela educação. A DIRETRAN tem trabalhado com a PM em blitz de trânsito, na fiscalização, faixas de segurança, mas só isso não basta. Nós estamos agora licitando as lombadas eletrônicas pra tentar coibir o excesso de velocidade, mas não tem como colocar lombada eletrônica na cidade toda e nem a lombada física. Então tudo passa pela educação do motorista e do pedestre.

A Rádio Clube de Lages segue acompanhando as discussões a respeito do trânsito em Lages.

>>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.