Rádio Clube Compartilhar
SC-114

Engenheiro divulga carta aberta sobre condições precárias na SC-114

O engenheiro relata as condições precárias da rodovia SC-114. No último domingo (21), um casal morreu após serem atropelados na via

• Atualizado

Alessandra Simionato

Por Alessandra Simionato

Foto: Guilherme dos Santos Floriani
Foto: Guilherme dos Santos Floriani

Na manhã desta terça-feira (23), o engenheiro Guilherme dos Santos Floriani lançou uma carta aberta sobre as condições da SC-114. O engenheiro fala da falta de estrutura na rodovia para comportar uma grande frota de veículos que passa no local. A via é muito utilizada para escoamento de produtores rurais. Veja a seguir a carta aberta na integra:

Neste final de semana foram mortos por atropelamento um casal em Lages, na SC-114. O marido faleceu no local, a esposa não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital.

Trata-se do trevo de acesso para Lages localizado no km 234,5 da SC-114 (coordenadas E 573911,39 N 6921827,366), popular trevo da Brahma, distante 5 km da BR-282, dá como acesso à cervejaria AMBEV.

Além de elevado tráfego sentido Painel e São Joaquim, também constitui o acesso à cervejaria que é uma das maiores empresas da região.

Embora a AMBEV seja responsável por parcela vultuosa da arrecadação municipal e estadual, o acesso não tem merecido a atenção devida. Por ali passa grande parte da safra da maçã de São Joaquim.

Coincidentemente, em 26 de julho eu filmei o movimento de veículos no local, incompatível com a estrutura do trevo.

Ademais, o trevo dá acesso à estrada geral que liga diversas comunidades rurais, especialmente a localidade de Mirantes e Pedras Brancas. O trevo é movimentado, mal sinalizado, não é iluminado, e pouco fiscalizado.

Para cruzar a pé, são 5 faixas asfaltadas, sem acostamento.

Melhorias óbvias seriam a iluminação, pois há rede no local; instalar redutores de velocidade, medida impreterível, implantar acesso lateral para pedestres. Até mesmo uma passarela é viável, dada a disponibilidade de terras públicas disponíveis. Muitos ciclistas se arriscam por ali.

A despeito das melhorias realizadas na SC-114 observadas nos últimos anos, especialmente com a revitalização realizada ainda no mandato do Governador Raimundo Colombo, é evidente que a sinalização está aquém da necessária atualmente, é preciso reforçar a sinalização vertical e horizontal, ampliar a roçada da margem para ampliar visibilidade.

Reforçar a fiscalização, seja de autuação de infrações no uso do trevo, coibir o excesso de velocidade, tirar a poeira do bafômetro e fiscalizar a direção sob efeito de álcool.

O local é propício para instalar um viaduto, uma obra viável se contabilizar o ganho de eficiência no transporte de cargas e o aumento de segurança de usuários.

Afinal, quanto vale uma vida? O governo federal considera para fins de cálculo que a vida de uma pessoa equivale a cerca de R$ 2,5 milhões de reais. Mas claro, desde que parte do nosso povo não seja considerada descartável, principalmente depois de votar.
Eu me solidarizo com os vizinhos que residem em Mirantes, consternados juntamente com a família das vítimas, porque temem diariamente aquele cruzamento. Esperamos das autoridades as providências cabíveis.

Vale destacar que no último domingo (21), um grave acidente de trânsito vitimou um casal na SC-114. As vítimas foram atropeladas por um caminhão. O homem de 63 anos morreu no local do acidente. Sua esposa, 58 anos chegou a ser socorrida e encaminhada ao Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, mas não resistiu aos ferimentos. O caminhoneiro fez teste do etilômetro que acusou negativo para ingestão de álcool.

Vitima de atropelamento teve história contada pela Rádio Clube de Lages

Uma das vitimas do atropelamento deste domingo (21), é Kauri Ribeiro de 63 anos. Seu Kauri ficou conhecido em Lages e região após sua história ter sido contada pela Rádio Clube de Lages em novembro de 2019. Época em que vivia com sua esposa na localidade de Mirantes, interior de Lages em condições extremas. Kauri levava a pé sua esposa, que era cadeirante, por um trajeto de 14km para fazer tratamento em Lages. A esposa de morreu em 2021.

Seu Kauri morreu no local do atropelamento. A nova esposa foi socorrida mas não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

>>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.