Dominique Cabral

Jornalista formada pela Universidade Federal de Santa Catarina e apresentadora do SCC Esporte do SCC SBT.


Dominique Cabral Compartilhar
Dominique Cabral

WSL: deu brasileiro no Tahiti, Miguel Pupo campeão!

Essa é a primeira vitória de Miguel em uma etapa da elite do surfe mundial em 10 anos

• Atualizado

Por

Miguel Pupo festejando a primeira vitória da carreira em etapas do CT | Crédito: @WSL/Damien Poullenot
Miguel Pupo festejando a primeira vitória da carreira em etapas do CT | Crédito: @WSL/Damien Poullenot

Miguel Pupo é o novo campeão do Outerknown Tahiti Pro! A vitória – em uma das etapas mais desafiadoras do World Surf League – foi a primeira conquista de Miguel em 10 anos na divisão de elite do surfe mundial. O surfista brasileiro teve que se esforçar para ganhar esse troféu, vencendo grandes nomes do circuito mundial.

Miguel Pupo festejando a primeira vitória da carreira em etapas do CT | Crédito: @WSL/Damien Poullenot

“Foi muito trabalho duro para chegar até aqui. Eu sempre acreditei no meu talento, mas recentemente decidi me dedicar mais, trabalhar mais, treinar mais. Só minha esposa sabe o quanto me dediquei esse ano. Ficava com o corpo todo dolorido, indo pra academia duas vezes por dia e ainda fazendo várias sessões de surfe. Agora, finalmente veio o resultado, a recompensa de tanto esforço e estou muito feliz por estar levando este troféu para casa, disse Miguel Pupo, logo após a vitória.

O caminho do título começou com Miguel perdendo por uma pequena diferença de 15,63 a 15,27 pontos, na onda surfada no último minuto pelo australiano Connor O´Leary. Também no final da bateria, derrotou Nat Young na repescagem por 14,93 a 12,90. Depois, também surfou contra Jake Marshall nas oitavas de final, Kanoa Igarashi nas quartas e Caio Ibelli nas semifinais.

A decisão começou com um mar sem ondas nos primeiros 10 minutos, sendo reiniciada para mais 35 minutos. Miguel escolheu bem suas ondas, e no final da bateria conseguiu pegar dois tubaços. O primeiro pontuando 8,17 e o segundo fazendo um 9, deixando Kauli Vaast em combinação.

O taitiano até tentou, mas no final terminou com as notas de 7,37 e 7,63. Miguel Pupo conquistou o título com uma pontuação de 17,17, contra 15,00 pontos de seu adversário. A sua primeira vitória veio em uma das ondas mais perigosas do mundo e que será o palco do surfe nas próximas Olimpíadas, dos Jogos da França de 2024.

Agora, todas as atenções se voltam para o Rip Curl WSL Finals. O evento ocorrerá nas ondas de Lower Trestles (Califórnia) e definirá o grande campeão mundial, no período de 8 a 16 de setembro. Três surfistas da “seleção brasileira” vão disputar os títulos: Filipe Toledo, Italo Ferreira e Tatiana Weston-Webb.

Os três participaram da estreia deste sistema mata-mata entre os top-5 e as top-5 dos rankings no ano passado, com Filipe e Tatiana terminando como vice-campeões mundiais, perdendo a melhor de três para Gabriel Medina e Carissa Moore.

A batalha vai começar com uma reedição da final olímpica dos Jogos de Tóquio 2020, com o medalha de ouro, Italo Ferreira, enfrentando o japonês Kanoa Igarashi. Quem vencer pega o terceiro colocado do ranking, Ethan Ewing. Quem passar desse segundo duelo terá que desafiar o vice-líder, o também australiano Jack Robinson. E o ganhador desta terceira bateria vai decidir o título mundial de 2022 numa melhor de três confrontos com Filipe Toledo. O campeão será quem vencer duas vezes.

Foto: Divulgação


Na categoria feminina, a briga começa com a heptacampeã mundial Stephanie Gilmore enfrentando a costa-riquenha Brisa Hennessy. A ganhadora encara a brasileira Tatiana Weston-Webb. Quem passar pega a vice-líder do ranking Johanne Defay, para definir a adversária da havaiana Carissa Moore na decisão do título de 2022, também em uma melhor de três baterias.

Foto: Divulgação

>> SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.