Cotidiano Compartilhar
Definido!

MDB confirma Udo Döhler como candidato a vice-governador de Moisés

Celso Maldaner disputará o Senado

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A convenção do MDB (Movimento Democrático Brasileiro) de Santa Catarina, realizada neste sábado (23), homologou Udo Döhler como candidato a vice-governador na chapa de Carlos Moisés, atual governador do Estado. O deputado Celso Maldaner será o candidato ao Senado.

Com 275 votos contra 193 para Antídio Lunelli, a convenção do MDB homologou o candidato a vice de Carlos Moisés ao governo. Os 541 convencionais do estado precisaram decidir entre Udo e Antídio Lunelli, como candidato a governador em chapa única.

“A construção dos deputados estaduais, prefeitos e vices foi mais forte na convenção do MDB, uma vitória que não chega a ser total, mas robusta. Para o líder Valdir Cobalchini, a mesma intensidade utilizada para indicar Udo Döhler como vice e Celso Maldaner ao Senado, será direcionada para a pacificação e unificação do partido. E será necessária com certeza, pois Antídio saiu nada confortável da disputa e jogou até fora da convenção para impugnar a candidatura de Udo. O governador Carlos Moisés sorri à toa”, comenta Roberto Azevedo, comentarista do SCC10.

O secretário da Casa Civil, Juliano Chiodelli, esteve no Auditório Antonieta de Barros, onde a convenção foi realizada. No vídeo, gravado por Roberto Azevedo, colunista político do SCC SBT, Chiodelli aparece cumprimentando Udo Döhler e Celso Maldaner.

Entenda as convenções

As convenções partidárias estão permitidas desde a quarta-feira (20), em todo território nacional, conforme resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Um dia importante para a política catarinense será neste sábado (23), cinco dos oito partidos, que devem ter candidatos próprios ao governo do Estado ou ao Senado, vão realizar suas convenções partidárias, sendo eles: MDB, PP, PTB, União Brasil e Republicanos. Já o PSTU e o PT marcaram a convenção para este domingo (24) e segunda-feira (25), respectivamente. O Novo já definiu seu candidato em convenção.

O SCC10 preparou uma cobertura especial para acompanhar as convenções partidárias ao longo deste sábado (23). Nossa equipe estará nos locais das convenções para atualizar minuto a minuto as decisões dos partidos. Acompanhe pelo especial Direto ao Voto, pelo WhatsApp e pelas nossas redes sociais.

Prazos

Os partidos têm até o dia 5 de agosto para realizar convenções, onde poderão decidir sobre as formação de coligações e candidatas e candidatos que vão disputar as eleições 2022.

Os escolhidos para concorrer aos cargos de presidente e vice-presidente da República, governador e vice-governador, senador, deputado federal, deputado estadual e distrital devem ser registrados na Justiça Eleitoral até o dia 15 de agosto.

O primeiro turno das eleições ocorrerá no dia 2 de outubro e, eventual segundo turno, no dia 30 do mesmo mês.

Convenções Partidárias

Conforme o TSE, as convenções partidárias podem ser realizadas no formato presencial, virtual ou híbrido. Após a escolha em convenções, as legendas já podem solicitar o registro das candidaturas no dia seguinte. A federação de partidos registrada no TSE também está habilitada a participar das eleições. Porém, neste caso, as convenções deverão ocorrer de maneira unificada, como se fosse uma única agremiação.

As regras para a escolha e o registro de candidatos são estabelecidas por resoluções do TSE, aprovadas pelo Plenário da Corte em dezembro do ano passado.

>> Siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.