Segurança Compartilhar
venenosos

Escorpiões-marrons assustam moradores do Oeste de SC

18 escorpiões venenosos foram encontrados embaixo de uma casca de árvore e encaminhados a Unoesc

• Atualizado

Redação

Por Redação

Imagem: Biólogo Jackson Preuss
Imagem: Biólogo Jackson Preuss

No Oeste do Estado, 18 escorpiões-marrons foram encontrados por um morador do interior do Município de Paraíso. Os animais estavam embaixo de uma casca de árvore e após capturados foram encaminhados ao Corpo de Bombeiros de São Miguel, e posteriormente enviados a Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), para que fosse identificada a espécie dos escorpiões.

De acordo com o biólogo Jackson Preuss, a espécie é relativamente comum no Centro-Oeste do Brasil, porém o número de registros tem aumentado na Região Sul, sendo visto também no perímetro urbano. Os acidentes de casos graves relatados são principalmente em crianças e idosos.

Sobre os Escorpiões-Marrons

A fêmea do escorpião pode ter até 95 filhotes. Os animais costumam ficar próximos uns aos outros, e vivem escondidos durante o dia, saindo pra caçar no período da noite. De acordo com o site do Instituto Oswaldo Cruz (FioCruz), o atributo mais notório do escorpião é o ferrão que libera um veneno neurotóxico, de ação forte e rápida, causando dor intensa, e atingindo especialmente sobre o sistema nervoso. A ferroada pode causar morte por asfixia, pois os comandos que controlam a respiração ficam bloqueados. O soro anti-escorpiônico é o único remédio eficaz contra os acidentes com escorpiões.

Assista o vídeo

>> Siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.