Economia Compartilhar
Endividados

Inadimplência atinge 77,7% das famílias brasileiras em abril

Esta é a maior proporção registrada dos últimos 12 anos

• Atualizado

SBT News

Por SBT News

 Foto: Michal Jarmoluk por Pixabay
Foto: Michal Jarmoluk por Pixabay

O percentual de famílias brasileiras que relataram ter dívidas a vencer alcançou 77,7% no mês de abril, a maior proporção da série histórica da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic). Apurado desde janeiro de 2010 pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o índice avançou 0,2 ponto percentual no mês e 10,2 p.p. em relação a abril de 2021, quando a parcela correspondia a 67,5%.

De acordo com a pesquisa, apesar de oferecer os custos mais elevados, o cartão de crédito segue como o tipo de dívida mais comum entre os consumidores. O endividamento no setor foi a única modalidade que apresentou aumento em abril, representando 88,8% de famílias com dívidas e revelando que o endividamento está ocorrendo, essencialmente, no consumo de curto prazo.

A parcela da população com dívidas ou contas em atraso também alcançou o maior patamar histórico, atingindo 28,6% do total de famílias, com alta de 0,8 p.p. na passagem mensal e de 4,3 p.p. acima do apurado em abril de 2021. Já a fração que declarou não ter condições de pagar as dívidas em atraso e, portanto, permanecerá inadimplente, chegou a 10,9% e apresentou aumento mais modesto de 0,1 p.p. ante março. 

O tempo de comprometimento com dívidas, por sua vez, caiu novamente em abril (7,1 meses), com mais pessoas endividadas no período de até três meses (25,1% do total de endividados). O número de endividados por mais de um ano segue em queda, representando 32,9% dos endividados.

A economista da CNC responsável pela pesquisa, Izis Ferreira, avalia que os dois indicadores de inadimplência da Peic apontam tendência positiva maior entre as famílias de menor renda. Além disso, o contínuo encarecimento do crédito e a fragilidade apresentada no mercado de trabalho devem seguir afetando negativamente a dinâmica da inadimplência.

>> Siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.