Segurança Compartilhar
Chuva intensa

Equipes da Defesa Civil ficam em alerta por causa da chuva em Palhoça

Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais emitiu alerta para risco moderado de deslizamento

• Atualizado

Redação

Por Redação

Imagem Ilustrativa. Foto: Pixabay
Imagem Ilustrativa. Foto: Pixabay

As equipes da coordenadoria municipal da Defesa Civil estão de prontidão após a chuva que caiu em Palhoça neste sábado (30) e diante da previsão de mais chuva para este domingo (31) e do alerta emitido pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), indicando um risco moderado para deslizamento de terra em pontos específicos do município.

Neste sábado (30), foi registrado um acúmulo considerável de 87 milímetros de chuva em um período de 48 horas. A previsão indica mais chuva, com possibilidade de pancadas com intensidade moderada neste domingo (31). Na segunda-feira (1), novamente, a previsão é de chuva, e o sol só deve aparecer na terça-feira (2).

>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM FACEBOOK.

Diante desse cenário de risco moderado, o Cemaden emitiu um alerta para a necessidade de atenção às áreas de risco mapeadas em Palhoça, e as equipes da Defesa Civil estão de prontidão para atender às comunidades que eventualmente venham a ser atingidas por deslizamentos de terra. “As áreas de risco de movimentos de massa no município caracterizam-se pela ocupação em taludes de corte e aterro em encostas declivosas, com registros de movimentação de terreno e rolamentos de blocos. Esta situação associada à precipitação incidente (ou acumulada) e a previsão meteorológica indica que podem ocorrer deslizamentos pontuais e induzidos nas áreas de risco mapeadas”, destaca o Cemaden, no alerta emitido na madrugada deste domingo (31).

A central mapeou áreas de risco em vários bairros, como Bela Vista, São Sebastião, Pedra Branca, Passa Vinte, Alto Aririú, Barra do Aririú, Guarda do Cubatão, Morro dos Cavalos e Praia de Fora. “Os alertas do Cemaden são alertas monitorados via satélite, através de Brasília. Como já há áreas de riscos mapeadas, eles analisam a quantidade de chuva e o que pode ocorrer nesses locais”, explica o coordenador municipal de Defesa Civil, Júlio Marcelino.

“O risco é moderado, então, nossas equipes estão monitorando a chuva e as áreas sensíveis, e estamos preparados para agir, se for necessário”, afirma o prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.