Coronavírus Compartilhar
PrevCov

Cidade de Santa Catarina integra pesquisa nacional sobre a Covid-19

O estudo consiste na testagem sorológica, que identifica a presença de anticorpos nos participantes

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Freepik
Foto: Freepik

O município de Biguaçu, localizado na Grande Florianópolis, foi selecionado para participar da Pesquisa de Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil (PrevCov), do Ministério da Saúde.

O estudo está sendo realizado em 274 municípios brasileiros, incluindo as capitais e suas respectivas regiões metropolitanas e consiste na testagem sorológica, que identifica a presença de anticorpos nos participantes.

Ao todo, 211.129 pessoas participam da PrevCov. São moradores de 62.097 residências que foram selecionados a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Covid-19), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) desde maio de 2020.

Segundo o Ministério da Saúde, a PrevCov é uma das maiores pesquisas sobre Covid-19 do mundo, tendo como objetivo avaliar a prevalência da infecção por Coronavírus em residentes do Brasil com estimativas para os estados, capitais e regiões metropolitanas.

O levantamento está sendo executado em três fases. A primeira etapa, de contato telefônico com os selecionados, já foi finalizada em 9 de agosto. Até 30 de setembro, ocorre a segunda fase, quando profissionais de saúde do Grupo Pardini (empresa contratada) farão as coletas de sangue nos domicílios.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

A Secretaria de Saúde do município alerta que as coletas já foram agendadas com os participantes e serão realizadas em todos os moradores da residência que quiserem participar da pesquisa. A recomendação é para que a população não receba pessoas sem que as coletas estejam previamente marcadas e os profissionais devidamente identificados. Menores de idade precisam de autorização dos pais ou responsáveis. Em caso de dúvidas, é possível ligar para o número 136, opção 5.

Na terceira fase, as amostras serão analisadas pela Fundação Osvaldo Cruz (Fioruz). Os resultados dos exames poderão ser consultados pelos participantes, em sistema próprio da pesquisa. Somente os dados analisados em conjunto serão divulgados. As informações pessoais dos participantes e os resultados individuais são sigilosos.

A pesquisa está sendo desenvolvida por equipes exclusivas do Ministério da Saúde e laboratórios parceiros não vinculados à Prefeitura de Biguaçu ou à Secretaria Municipal de Saúde.


Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.