Educação Compartilhar
Aulas na Capital

Termina a greve dos professores em Florianópolis

A Justiça bloqueou R$103 mil das contas do sindicato por descumprimento da primeira decisão que obrigava o retorno das aulas na última sexta-feira

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Divulgação/PMF
Foto: Divulgação/PMF

Após assembleia convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores Municipais (Sintrasem), nesta quinta-feira (27), os professores da rede municipal de Florianópolis decidiram pelo encerramento da greve nas escolas da cidade que já durava mais de dois meses.

No dia 21 de março, a categoria deflagrou a greve por ser contrária ao retorno das atividades presenciais na educação sem que a prefeitura garantisse condições sanitárias seguras e a vacinação dos profissionais. No dia 24 de março, quando as aulas deveriam ser retomadas na Capital, os professores não retornaram às salas. O fim da greve acontecesse na semana que teve início a vacinação de profissionais da Educação em Santa Catarina.

De acordo com a Prefeitura de Florianópolis, cerca de 70% dos professores já tinham retornado ao trabalhos. Eles terão de que repor os dias parados e apresentar um plano à Secretaria de Educação e Ministério Público. De acordo com o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), por meio de determinação judicial, a prefeitura de Florianópolis está proibida de aplicar qualquer penalidade de natureza administrativa, civil ou criminal em detrimento dos servidores da educação integrantes do movimento grevista. A desembargadora manteve a multa pelo descumprimento da liminar pelo sindicato, reduzida ao valor de R$ 40 mil.

Entre idas e vindas, no dia 14 de maio, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) requereu à Justiça a instauração de Dissídio Coletivo de Greve visando a solução da greve dos professores da rede municipal de ensino de Florianópolis, com pedido de liminar determinando que o Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (SINTRASEM) e o Município “garantam o atendimento presencial mínimo das turmas de alfabetização e do nono ano da rede de ensino, tendo em vista a urgência e a indispensabilidade do atendimento a esses alunos especificamente, retomando o ensino remoto para as demais”.

O SINTRASEM irá realizar uma assembleia para deliberar sobre a audiência de conciliação.

O Secretário de Educação de Florianópolis, Maurício Fernandes Pereira, comentou fim da greve na rede municipal de ensino. Confira:


>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM FACEBOOK.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.