Bem-Viver Compartilhar
Nutrologia

Médica explica mitos e verdades sobre o consumo de ovos

Ao contrário do que muitos pensam, incluir diariamente no cardápio um ovo pode ser considerado um hábito saudável.

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Pixabay.
Foto: Pixabay.

Ao contrário do que muitos pensam, incluir diariamente ovos no cardápio pode ser considerado um hábito saudável. “Ovos são excelentes fontes de proteínas, aminoácidos, minerais e vitaminas. A maioria das pessoas que estão com a saúde em dia podem comer até sete ovos por semana, sem que isso aumente o risco de incidência de doenças do coração, ou quaisquer outros prejuízos”, explica a médica e nutróloga Dra. Vanessa Vargas Ferreira, pós-graduada em Nutrologia pelo Hospital Israelita Albert Einstein e também pela pela ABRAN (Associação Brasileira de Nutrólogos). 

O ovo não aumenta nosso colesterol. “O ovo ficou conhecido por fazer mal à saúde porque sua gema é rica em colesterol e, em consequência disso, durante muito tempo foi considerado uma perigosa fonte de aumento do nosso colesterol. Mas, estudos mostraram que o colesterol presente em alimentos naturais têm baixo risco de fazer mal à saúde. Normalmente são os alimentos processados que desregulam o colesterol, como o bacon, os embutidos, massas fritas, entre outros”, explica Dra. Vanessa.

“Além de serem fáceis de preparar, os ovos são muito saborosos e podem ser consumidos crus, cozidos, mexidos, fritos, em saladas, sopas, acompanhando carnes e em sobremesas. O mais recomendado é que ele seja consumido da forma mais natural possível, evitando usar gorduras processadas, como óleo ou manteiga. Lembre-se de manter os ovos sempre guardados na geladeira, para sua melhor conservação”, recomenda a médica.  

Os ovos de casca branca ou marrom trazem os mesmos benefícios à saúde. “A inclusão de ovos na dieta ajuda a manter ou aumentar a massa muscular. Além disso, é um alimento que contém antioxidantes e é rico em ferro (bom para evitar a anemia) e ácido fólico. É também benéfico para a saúde dos ossos, por conter cálcio e fósforo”, destaca Dra. Vanessa.

Como qualquer outro alimento, o ovo deve ser consumido com moderação. “Não indico basear toda a sua alimentação no consumo de ovos em todas as refeições! Se você pretende iniciar uma dieta especial, ela deve ser sugerida por um nutricionista, que vai focar nas suas necessidades específicas e saber a quantidade recomendada para o consumo não só de ovos, mas de todos os alimentos”, alerta a especialista em Nutrologia.  


>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!

>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM FACEBOOK

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.