Coronavírus Compartilhar
Faltam leitos e espaço

Em Chapecó, enfermaria de endoscopia vira ala Covid

Na quarta-feira, a cidade somou 41 óbitos em 24 horas, maior registro desde dezembro. De sexta para sábado, foram registrados quase mil novos casos ativos.

• Atualizado

Estadão Conteúdo

Por Estadão Conteúdo

Foto: Prefeitura de Chapecó | Reprodução.
Foto: Prefeitura de Chapecó | Reprodução.

Karima Ahmad, de 24 anos, moradora de Chapecó, no Oeste do Estado, descobriu na quarta-feira (17) que estava com Covid-19, após apresentar os primeiros sintomas da doença e procurar uma farmácia. No dia seguinte, foi a vez da mãe, Leila Ahmad, de 50 anos, testar positivo. A jovem, que apresentou sintomas mais fortes, tentou duas vezes atendimento, e não conseguiu: “Está tudo superlotado, tanto público quanto privado, me senti mal na fila e voltei para casa”, contou ao Estadão por telefone. Ela e a mãe estão isoladas em casa, em tratamento. Vão voltar à unidade e esperar. 

Nos hospitais, a enfermaria da endoscopia virou ala de Covid-19. Faltam leitos e espaço. “A situação é de caos em Chapecó. Antes, nós estávamos internando pacientes após 12 dias do contágio; agora, após cinco dias as pessoas já estão precisando”, explicou a médica infectologista Carolina Cipriani Ponzi. Na quinta-feira (18), antes das 9 horas, ela já havia atendido 20 novas internações no Hospital da Unimed em Chapecó. 

“Temos mantido conversas com infectologistas do Brasil todo e o que percebemos é uma mudança no perfil do vírus. A testagem nos pacientes confirma que é o mesmo patógeno, mas ainda não temos a comprovação de fato de que se trata de mutação”, emenda.

A Secretaria da Saúde do Estado pediu ao ministro Eduardo Pazuello que seja aplicado em Chapecó o mesmo protocolo de Manaus, para ampliação dos grupos de vacinação. Na quarta-feira, a cidade somou 41 óbitos em 24 horas, maior registro desde dezembro. 

Na quarta, o governador Carlos Moisés (PSL) anunciou mais 34 leitos de UTI e 10 leitos de enfermaria no Oeste. E a Assembleia Legislativa destinou R$ 20 milhões para a ampliação de leitos. A cidade tem 2.051 casos de infectados com vírus ativo, segundo dados do governo do Estado. 


>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!

>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.