Educação Compartilhar
Retorno às salas de aula

Aulas presenciais são retomadas na rede estadual de ensino em Santa Catarina

O ensino presencial estava suspenso desde o dia 19 de março de 2020, quando o Estado tinha sete casos confirmados do novo coronavírus

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Arliss Amaro, SCC SBT
Foto: Arliss Amaro, SCC SBT

As aulas presenciais foram retomadas nas 1063 unidades escolares da rede estadual em Santa Catarina após 11 meses. Nesta quinta-feira (18), os alunos retornaram às escolas estaduais por todo o Estado com regramentos já estabelecidos por causa da pandemia da Covid-19. Todos as instituições de ensino, tanto públicas quanto privadas, que possuem o PlanCon-Edu homologado estão com as atividades educacionais presenciais autorizadas e devem seguir os cuidados e regramentos sanitários definidos.

Caso a escola não tenha salas com infraestrutura que permitam o modelo presencial com distanciamento entre as carteiras, a orientação é adotar o modelo híbrido ou 100% remoto. Na rede estadual, serão adotados esses três modelos: presencial, híbrido e remoto.

De acordo com a Secretaria de Estado da Educação, 82% dos alunos da retornaram de forma presencial para as escolas. A maioria terá aulas no modelo misto, com alternância dos grupos que frequentam a sala de aula. Enquanto um grupo frequenta o “Tempo Escola”, o outro estará no “Tempo Casa” e se alternam na semana seguinte. No Tempo Casa, os alunos farão as tarefas de casa passadas pelos professores no Tempo Escola, que poderão ser feitas na plataforma Google Sala de Aula ou por meio de materiais impressos.

Nos casos em que os pais optarem em manter seus filhos em atividades remotas, os responsáveis devem assinar um termo de responsabilidade informando o desejo de manter o estudante nesse modelo. O termo deixou de ser válido por 15 dias, evitando uma burocracia para os pais e para a escola. Agora, caso haja o desejo de suspender o termo, basta apenas que os pais ou responsáveis informem formalmente a escola com ao menos sete dias de antecedência.

Sobre o uso de máscara por crianças a partir de três anos, é obrigatório o uso de máscaras descartáveis ou de tecido não tecido (TNT) por alunos com idade a partir de seis anos. Bebês e crianças menores de dois anos não devem utilizar máscaras devido ao risco de asfixia. Para crianças de três a cinco anos de idade, a utilização de máscaras é recomendada sob supervisão.

As aulas presenciais em Santa Catarina estavam suspensas desde o dia 19 de março de 2020, quando o Estado tinha sete casos confirmados do novo coronavírus.


>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!

>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.