Coronavírus Compartilhar
Mortalidade

Ações de Trump aumentaram mortes por covid nos EUA, diz revista científica

Os autores afirmam que Trump rejeitou publicamente a ameaça da doença, alegando que era uma farsa.

• Atualizado

Redação

Por Redação

As ações do ex-presidente Donald Trump agravaram a pandemia de coronavírus no país, segundo a Comissão sobre Políticas Públicas e Saúde na Era Trump da revista The Lancet, uma das mais importantes publicações científicas do mundo.

Segundo informações do sbt news, o grupo formado em abril de 2017, fez uma análise dos quatro anos de governo do republicano e apontaram num relatório o que consideram os principais erros do último líder americano.

De acordo com o relatório, cerca de 40% das mais de 460 mortes por covid nos EUA poderiam ter sido evitadas se a taxa de mortalidade no país se igualasse à média das outras seis nações que formam o grupo das principais economias do mundo: Canadá, França, Alemanha, Japão e Reino Unido.

Os autores afirmam que Trump rejeitou publicamente a ameaça da doença, alegou que era uma farsa, se recusou a usar máscara e promoveu uso de medicamentos sem comprovação médica, como ao hidroxicloroquina.

Para os especialistas, a abordagem de Trump foi desdenhosa e remeteu negligências históricas, como a omissão dos EUA em criar uma política de quarentenas e vacinas contra o surto de varíola entre negros emancipados após a Guerra Civil americana.

Em âmbito global, o relatório aponta que Trump teve papel desestabilizador ao retirar o financiamento da Organização Mundial da Saúde (OMS) e cita a influência do presidente americano sobre Jair Bolsonaro que, segundo os especialistas, “vem adotando políticas que aceleram a destruição da Floresta Amazônica”. Além de Bolsonaro, os presidentes da Turquia e das Filipinas e os primeiros-ministros da Índia e da Hungria aparecem como “influenciáveis” por Trump.

> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!

>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.