Cotidiano Compartilhar
Mobilização

Ato simbólico de moradores da Lagoa da Conceição ocorre nesta segunda-feira

O protesto será às 11h30min no local onde ocorreu a enxurrada na Avenida das Rendeiras.

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: PMF/Arquivo
Foto: PMF/Arquivo

Um ato de união entre os moradores da Lagoa da Conceição está marcado para as 11h30min desta segunda-feira (1°). A concentração será na Avenida das Rendeiras, no local atingido pelo rompimento de uma lagoa ligada a estação de tratamento da Casan na enxurrada da última segunda-feira (25).

Segundo informações do grupo organizador, este será um ato de luto. Por esse motivo, a orientação é de que as pessoas participantes vistam camisetas pretas. Ainda, a organização pede que todos sigam as medidas de proteção contra a Covid-19, como uso de máscara e distanciamento social.

Entenda o caso

Segunda (25)
Moradores foram acordados, perto das 6h da manhã, quando a lagoa artificial de infiltração que recebe efluente tratado da Estação de Tratamento de Esgotos da Casan rompeu por conta da chuva dos últimos dia cidade. Casas foram atingidas, carros arrastados e a Avenida das Rendeiras, principal via de acesso da região, foi interditada. A Servidão Manoel Luiz Duarte, próximo da região central do bairro foi a mais atingida.

Terça (26)
A Polícia Civil de Santa Catarina, através da Delegacia de Repressão a Crimes Ambientais da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic), instaurou um inquérito para investigar o rompimento da lagoa de contenção da Casan. O Ministério Público Federal (MPF) também instaurou inquérito civil para “investigar se houve desleixo com a manutenção do sistema e com o plano de risco, bem como identificar responsabilidades e formas de reparação à sociedade e ao meio ambiente”. O órgão busca apurar as responsabilidades pelo rompimento da lagoa da Estação de Tratamento de Esgoto.

Quarta (27)
O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) divulgou o laudo de balneabilidade na Lagoa da Conceição após o rompimento da lagoa artificial que recebia efluentes tratados. O órgão ambiental realizou coletas na segunda-feira, 25 de janeiro, nas proximidades onde houve o maior recebimento dos efluentes. Nestes pontos também havia grande índice de coliformes fecais. Desta forma, o IMA solicita aos banhistas que não mergulhem na Lagoa da Conceição.

Quarta (27)
A Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis (Floram) aplicou uma multa de R$ 15 milhões na Casan, pelos danos ambientais causados na Lagoa da Conceição. O valor da multa foi estipulado com base em uma tabela de crimes ambientais, após avaliar relatórios que analisaram os danos causados no local, entre eles o que foi enviado pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA).

Quinta (28)
A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) anunciou a liberação de um adiantamento emergencial de até R$ 10 mil para as famílias atingidas pela enxurrada. O dinheiro servirá para auxiliar no retorno às residências recuperadas e dar suporte aos moradores que estão impossibilitados temporariamente de trabalhar, informou a empresa em nota.

>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!

>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.